
O boêmio bairro de Santa Tereza comemora neste mês 125 anos de criação e para celebrar a festa, um dos principais cartões-postais do bairro, a Praça Duque de Caxias recebe nesta sexta-feira (3) e sábado (4), o tradicional Festival do Camarão. Toda a programação tem a entrada gratuita.
Para o público que for ao evento, a parte gastronômica reunirá 20 pratos em que o protagonista é o camarão. Receitas como bobó de camarão, abará, camarão na moranga, acarajé, moqueca de camarão, camarão no espeto, dentre outras delícias tradicionais do litoral brasileiro.
Segundo a curadora do festival, Raquel Bicalho, o Festival do Camarão abre oficialmente as comemorações de aniversário do bairro, como forma de celebrar a pluralidade cultural, a diversidade gastronômica e musical. “O legal de Santa Tereza é que, por natureza, o bairro se moldou ao longo das décadas com um DNA muito forte de pluralidade, boemia, sabores, cores, religiosidade e cultura. Trazer este evento para o bairro mostra como ele é aberto e abraça celebrações que valorizam tradições e o camarão, que é um fruto do mar que norteia e está presente em tantas culturas, celebrações e costumes regionais”, diz. Na sexta-feira, o evento acontece de 17h às 22h. Já no sábado, será de 12h às 22h.

Destaque para a programação musical
O festival vai contar ainda com uma extensa programação de shows ao vivo. Na sexta-feira, sobem ao palco, nomes como o Beto Rock Blues às 17h, trazendo a força do rock e do blues. Em seguida, às 19h30, o Quarteto Travessia apresenta um emocionante tributo ao Clube da Esquina.
No sábado, a programação mergulha fundo na música brasileira, iniciando mais cedo, às 13h com o show de Jorge e o Samba, explorando o chorinho e o samba raiz. Já às 15h, o grupo Casaleão mistura o chorinho com o jazz. O blues retorna às 17h30 com a banda Caramelo Blues. Para fechar a noite, às 19h30, o grupo Paralelos sobe ao palco com um tributo ao cantor Belchior.