
Quem não curte um bolo, tortas, antepastos ou pães quentinhos feitos de forma artesanal? No mês em que se comemora o Dia da Gastronomia Mineira (5/7), Belo Horizonte vai receber o 1º Concurso de Quitanda e Confeitaria Mineira, em correalização do Sebrae Minas e da prefeitura da capital mineira, por meio da Belotur. Reconhecida pela Unesco como a Cidade Criativa da Gastronomia em 2019, BH vai premiar os produtos artesanais, as receitas familiares e os sabores das iguarias mais autênticas da gastronomia. Pequenos negócios com CNPJs ativos há pelo menos dois anos na capital que desejam participar do evento de lançamento podem se inscrever pela Sympla.
O concurso será lançado no dia 11 de julho (sexta-feira), a partir das 9h, no Mercado de Origem, localizado na rua Adriano Chaves de Matos, 447, no Bairro Olhos D’Água. Na programação, estão previstas a apresentação, a divulgação das etapas e a premiação do concurso, bate-papo com parceiros, experiências gastronômicas e troca de experiência entre profissionais da cozinha, da comunicação e da cultura mineira.
A iniciativa busca valorizar não apenas os pequenos negócios do segmento, como confeiteiros, quitandeiros e empreendedores da gastronomia, mas sobretudo, destacar as receitas que valorizam ingredientes típicos e o modo de fazer artesanal.
“Mais do que gastronomia, o que diferencia Belo Horizonte e confere reconhecimento à sua cozinha criativa é a nossa cultura alimentar. É ela que conecta tradição, memória e inovação — e é nesse espírito que lançamos o 1º Concurso de Quitanda e Confeitaria Mineira de BH. Com essa iniciativa, ao lado do Sebrae Minas, queremos valorizar receitas afetivas, produtos artesanais e os saberes que atravessam gerações. A força do fogão, o saber popular e o empreendedorismo caminham juntos, impulsionando a transformação de BH em uma referência nacional e internacional, inclusive quando unimos a promoção turística à valorização da segurança alimentar e do protagonismo local“, explica a presidente da Belotur, Bárbara Menucci.
“As quitandas compõem parte da memória afetiva de gerações de famílias e saberes que atravessaram décadas. Em Belo Horizonte, elas representam uma tradição e geram renda para diversas pessoas. Neste concurso, temos o objetivo de promover e valorizar receitas tradicionais da culinária mineira, especialmente as quitandas caseiras e confeitaria artesanal. A iniciativa busca incentivar a criatividade, a valorização de produtos e insumos mineiros e o empreendedorismo local, reforçando o reconhecimento da nossa gastronomia” destaca o presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae Minas, Marcelo de Souza e Silva.
Como vai funcionar?
Serão avaliados os seguintes critérios: sabor, apresentação, originalidade, embalagem e rótulo. A expectativa é atingir 400 pequenos negócios da capital mineira que produzem quitandas caseiras e a confeitaria clássica.
O 1º Concurso de Quitanda e Confeitaria Mineira de BH faz parte das ações do programa Prepara Gastronomia e da Jornada da Confeitaria – iniciativas do Sebrae Minas para promover a gastronomia mineira e capacitar proprietários de negócios do segmento.
Deixe um comentário
Você precisa fazer o login para publicar um comentário.