O Senac em Minas, que integra do Sistema Fecomércio MG, celebra os resultados da parceria com o Instituto Mano Down, com a formatura dos cursos de Garçom e Ferramentas de Marketing Digital. A iniciativa oferece capacitação profissional, amplia oportunidades e promove autonomia, reforçando o compromisso da instituição com a educação transformadora e inclusiva.
A colaboração, que remonta à fundação do Instituto, em 2011, ao longo dos anos evoluiu com workshops, seminários e cursos voltados à empregabilidade de pessoas com deficiência. Em 2024, o Senac ampliou a atuação, atuação, ao participar do programa Incluo, oferecendo qualificação não apenas para jovens com Síndrome de Down, mas também para mães empreendedoras ligadas à instituição.
“Nosso propósito é transformar vidas através da educação, trabalhando em conjunto com entidades que atendem público em situação de vulnerabilidade”, afirma Ana Roberta da Cruz, especialista técnica de Relações Institucionais do Senac em Minas e responsável pelo Núcleo de Projetos Sociais.
Celebrando conquistas
Em dezembro de 2025, o Senac participou da cerimônia de formatura realizada no Instituto Mano Down. O evento marcou a conclusão dos cursos de Técnicas de Garçom para jovens com Síndrome de Down e o curso de Ferramentas de Marketing Digital para mães empreendedoras. E celebrou não apenas a capacitação dos educandos, mas também a concretização de um trabalho conjunto que fortalece trajetórias e amplia oportunidades para pessoas com deficiência e suas famílias.
Os alunos, que durante o curso já aprendiam na prática participando de eventos de parceiros do Mano Down, agora estão capacitados para atuar profissionalmente como garçons. As mães empreendedoras, por sua vez, utilizam as ferramentas digitais para potencializar seus negócios no Hub de Empreendedorismo do instituto.
“Quando trazemos cursos e temos um educando empregado ainda durante o período de formação, temos a certeza de que nosso papel está sendo cumprido. Essa parceria fortalece muito o nosso trabalho. O Instituto Mano Down nos ensina diariamente a trocar a palavra exclusão por oportunidade”, destaca Ana Roberta.
Expansão e continuidade
Os programas desenvolvidos pelo Núcleo de Projetos Sociais do Senac impactaram mais de 4.800 vidas em 2025. Para 2026, a meta é atender 20% a mais de pessoas em vulnerabilidade, expandindo a cooperação com instituições, poder público e outras organizações.
“Sem dúvida, com essas ações, reafirmamos os valores do Senac em Minas e sua missão de educar para o trabalho de forma inovadora e inclusiva, transformando vidas e fortalecendo o setor de comércio de bens, serviços e turismo”, salienta Ana Roberta.
Para Nadim Donato, presidente do Sistema Fecomércio MG, Sesc e Senac, a parceria é um exemplo de impacto social: “A inclusão é um valor inegociável para nós. Quando promovemos educação profissional para pessoas com deficiência e apoiamos o empreendedorismo, estamos cumprindo nossa missão de transformar vidas e fortalecer o Comércio de Bens, Serviços e Turismo. Essa parceria com o Instituto Mano Down é um exemplo concreto de como a união de esforços gera impacto social positivo e oportunidades reais. Seguiremos investindo em iniciativas que unem capacitação, empregabilidade e cidadania”.


