
O Sindicato das Empresas de Transportes de Cargas e Logística de Minas Gerais (Setcemg) completa 72 anos e celebra a data com o fortalecimento da representatividade junto a órgãos governamentais e entidades do setor, alcançando interlocução com instituições municipais, estaduais e federais.
De acordo com o presidente da entidade, Antonio Luis da Silva Junior, esse é um dos principais avanços da gestão. “Ampliamos a presença em fóruns estratégicos e conseguimos levar, de forma mais rápida, as informações aos associados por meio de circulares e boletins. Além disso, fortalecemos o diálogo com federações e associações, como Fiemg, Faemg, Fecomércio, ANTT, CNT e NTC, sempre em busca de soluções conjuntas em benefício ao setor de transporte de cargas”, destaca.
Uma das frentes atuais do sindicato é levar os serviços e informações ao interior de Minas Gerais. Hoje, o Setcemg conta com quatro delegacias regionais em funcionamento, Patos de Minas, Sete Lagoas, Unaí e Governador Valadares. “Elas foram criadas para descentralizar o atendimento e fortalecer a representatividade do setor em todo o estado”, ressalta. A meta é contar com oito unidades regionais no total, contemplando áreas estratégicas como Campo das Vertentes e Centro-Oeste, ampliando ainda mais a proximidade com os transportadores e oferecendo serviços e suporte direto às empresas do setor no interior.

Atualmente, a entidade possui representatividade em 422 municípios mineiros, o que corresponde a mais da metade das cidades do estado. “Esse alcance faz do Setcemg o maior sindicato individual em número de municípios atendidos”, destaca o dirigente. Entre as conquistas recentes do Setcemg, o presidente também aponta o crescimento da base de associados, a ampliação da Comissão de Jovens Empresários e Executivos (Comjovem) e o fortalecimento de parcerias com órgãos públicos, como as secretarias de Infraestrutura e Desenvolvimento, e a participação em vários conselhos estaduais e municipais.
Outro avanço foi a criação recente do Grupo Técnico de Segurança (GTS), que já está em funcionamento e oferece treinamentos e cursos em prevenção de acidentes e roubos de cargas, e conta com a supervisão de especialista e ex-integrante da Polícia Rodoviária Federal (PRF).
O Setcemg tem promovido também eventos, aproximando o setor privado, o poder público e a sociedade civil, fomentando debates sobre os rumos do transporte de cargas em Minas Gerais.
Para o futuro, Silva Júnior destaca que entre os desafios do setor estão a criação de um regime de trabalho especial para motoristas profissionais, a criminalização do receptador de cargas roubadas e a implementação de uma política nacional de renovação de frota.
“Seguimos firmes na defesa do transportador mineiro, trabalhando por mais segurança, justiça e desenvolvimento para o setor”, afirma.