
Neste mês, o Hospital da Baleia se junta à mobilização nacional pela doação de órgãos na campanha “Setembro Verde”. Como parte da iniciativa, o Hospital realiza, no dia 25 (quinta-feira), das 14h às 17h, uma palestra com médicos nefrologistas e pessoas transplantadas, no auditório da Unidade Maria Ambrosina. O objetivo é conscientizar o público sobre a importância da doação de órgãos e como ela pode ajudar milhares de pessoas que esperam por um transplante.
O Hospital da Baleia, instituição filantrópica referência em atendimento humanizado gratuito pelo Sistema Único de Saúde (SUS), realiza transplantes de rim com doadores vivos e falecidos. Em 2025, entre fevereiro e agosto, foram feitos 8 transplantes. No último ano, 2024, foram realizadas 17 operações do tipo no Hospital.
A palestra do dia 25 é uma oportunidade de conhecer a realidade de pessoas que sofrem com doença renal crônica e as mudanças geradas pela realização do transplante, além de todo o processo para que ele seja feito. O evento é aberto ao público e acontece na semana do Dia Nacional da Doação de Órgãos, comemorado em 27 de setembro.
As ações do Setembro Verde acontecem simultaneamente à campanha “Cuidar é Rosa”, iniciada no início do mês pelo Hospital da Baleia. O projeto, que amplia e adianta o “Outubro Rosa” no Baleia, prevê a realização de mil mamografias entre setembro e outubro, como forma de prevenção contra o câncer de mama.