25 de outubro é o Dia Nacional da Saúde Bucal. A data reforça a importância da higiene diária, das consultas regulares ao dentista e da universalização do acesso aos serviços odontológicos em todo o Brasil.
Mas os números no Brasil, revelam outro panorama. De acordo com o Ministério da Saúde, 55% dos brasileiros não procuram um dentista uma vez por ano, como recomendado. Outro dado impactante: cerca de 14 milhões de brasileiros com mais de 18 anos já vivem sem nenhum dente e outros 34 milhões perderam 13 ou mais dentes, segundo Pesquisa Nacional de Saúde, do IBGE. Esses dados revelam que, embora a estrutura de profissionais e procedimentos seja robusta, ainda há lacunas no acesso e utilização efetiva dos serviços de saúde bucal, especialmente pela população vulnerável.
“Esses dados mostram que, embora exista oferta significativa de serviços odontológicos no Brasil, o desafio maior reside no acesso real, ou seja, fazer com que todos possam utilizar esses serviços”, aponta André Toledo, coordenador do curso de Odontologia da Faseh.
A importância dos hábitos diários para a saúde bucal
A saúde bucal não depende apenas de idas ao dentista, mas é construída diariamente.”Na prática clínica e no ensino, reforçamos que não há dentista que compense maus hábitos diários. Visitas regulares são essenciais, mas só serão eficazes se estiverem apoiadas por higiene bucal adequada, uso de fio dental e controle da dieta açucarada”, explica André Toledo.
A Faseh inaugurou recentemente a Clínica de Odontologia. Com infraestrutura moderna, equipamentos de última geração e uma equipe de profissionais altamente qualificados, a clínica será um polo de promoção da saúde bucal acessível para a comunidade local. Inicialmente, os atendimentos incluirão limpeza e restaurações dentárias, com previsão de ampliação para procedimentos mais complexos nos próximos semestres.
“Cerca de 50 alunos estarão diretamente envolvidos nas atividades da clínica, que funcionará às quartas-feiras, no período da tarde e da noite, e aos sábados pela manhã”, ressalta o coordenador do curso.
O projeto vai além do atendimento: é uma ferramenta de responsabilidade social e extensão universitária. Segundo Toledo, os serviços oferecidos serão supervisionados por docentes especializados e irão contemplar diversas áreas da odontologia, como Dentística, Endodontia, Periodontia, Cirurgia e Prótese.
Para agendar consultas basta entrar em contato pelo whatsapp (31) 99759-1524.
Deixe um comentário
Você precisa fazer o login para publicar um comentário.