
A Una Barreiro promove, no próximo dia 13 de maio (terça-feira), um mutirão de doação de sangue em parceria com a Hemominas – Unidade Júlia Kubitscheck. A iniciativa faz parte de um esforço da instituição para contribuir com os estoques de sangue da rede pública e promover a conscientização sobre a importância da doação regular.
De acordo com o professor Sued Miranda, responsável pela organização do evento, a proposta é ampliar o engajamento social por meio de campanhas recorrentes. “Queremos realizar ações como essa de forma rotineira. A expectativa é atender pelo menos 60 pessoas, entre alunos, colaboradores, familiares e comunidade em geral”, ressalta. Esta é a primeira ação do ano, mas a ideia é realizar três por semestre, em outras unidades da instituição.
Para participar da campanha, os interessados devem preencher um formulário de cadastro antecipadamente, disponível no link. No dia da doação, é necessário apresentar documento oficial com foto, estar em boas condições de saúde, não apresentar sintomas gripais e, caso faça uso de medicamentos, seguir a orientação para suspensão temporária, quando necessário.
Regras gerais para doação de sangue:
- Idade entre 16 e 69 anos;
- Idade até 60 anos, se primeira doação;
- Peso entre 50kg e 140 Kg;
- Boas condições de saúde;
- Não estar em jejum;
- Portar documento oficial original com foto (carteira de identidade, carteira de habilitação, carteira de trabalho, passaporte);
- Não ter realizado vacinação contra Influenza (Gripe) nas últimas 48 horas;
- Última doação há mais de 90 dias para mulheres e mais de 60 dias para homens;
- Não estar grávida ou amamentando;
- Não ter feito uso de bebida alcoólica nas últimas 12 horas;
- Não ter feito tatuagem ou maquiagem definitiva há menos de 6 meses;
- Após o almoço ou jantar pede-se um intervalo de 3 horas para iniciar a doação.