
A Vallourec South America, por meio da Fundação Vallourec, promove o Dia V em benefício das comunidades ao redor de suas unidades em todo o Brasil. No próximo sábado (23/8), a partir das 8 horas, cerca de 55 voluntários vão colocar a mão na massa e concluir as melhorias na Instituição Centro Infantil e Educacional Pequeno Príncipe. Uma equipe de 35 voluntários já esteve na escola na última quinta-feira (21/8) dando início às melhorias na estrutura física do local.
O Dia V, organizado pela Fundação Vallourec junto com a Unidade Barreiro, reuniu, na edição deste ano, 90 pessoas, entre empregados, familiares e amigos, que estão promovendo uma série de melhorias na escola infantil. Mais de 120 crianças de 1 a 6 anos, moradoras da Vila Barraginha, serão beneficiadas. Com isso, as ações também geram impactos diretos para essa comunidade.
Salas de aula, banheiros e espaços de recreação serão pintados, playground, horta e jardim serão revitalizados. Como quinta e sábado são dias letivos, haverá atividades – como contação de histórias, pintura facial e brincadeiras – voltadas para as crianças, enquanto os voluntários trabalham. No sábado, o projeto também vai contar com a presença dos pais, que poderão participar de uma oficina sobre a preservação do meio ambiente. Além disso, os empregados da Vallourec abordaram com as funcionárias da escola a metodologia 5S adotada na empresa, que trata da organização dos espaços, limpeza, descarte do que não é mais útil.

O Dia V já beneficiou mais de 15 mil pessoas e acontece em todas as unidades da Vallourec no Brasil, nos estados de Minas Gerais, Rio de Janeiro, São Paulo e Espírito Santo. A ação acontece neste período em função do Dia Nacional do Voluntariado, em 28/8, e faz parte do Projeto Mãos de Valor, criado há 23 anos e que engloba uma série de ações com foco no trabalho voluntário.
A diretora presidente da Fundação Vallourec, Sheila Santos, fala sobre os benefícios que ações como o Dia V trazem para os empregados e seus familiares, como desenvolvimento, aprimoramento de habilidades e competências de liderança, comunicação, interação, cooperação, autonomia, autoestima. “O trabalho voluntário traz alegria, você pensa que está ali doando, mas está recebendo em dobro. Isso traz uma contribuição para a saúde mental e física e o sentimento de reconhecimento dos familiares”, afirma Sheila Santos.