
A Via Cristais, concessionária responsável pela BR-040 entre Belo Horizonte (MG) e Cristalina (GO) e subsidiária da VINCI Highways, iniciou no dia 6 de agosto uma nova frente de obras de revitalização do asfalto. As ações integram o programa de manutenção e reabilitação do pavimento e incluem a aplicação de microrrevestimento asfáltico, uma técnica moderna, ágil e eficiente para prolongar a vida útil da rodovia.
A solução consiste na aplicação de nova camada de acabamento sobre o pavimento, trazendo benefícios como selagem das trincas contra infiltrações, correção de pequenas imperfeições e aumento do atrito dos pneus com o asfalto, contribuindo diretamente para a redução de acidentes e a melhoria da dirigibilidade. Outro destaque é a rapidez de execução: em poucas horas o trecho pode ser liberado ao tráfego, reduzindo significativamente o impacto sobre os usuários. Atuação começa na altura de Felixlândia (kms 360 a 630) e ainda em agosto chega ao trecho entre Belo Horizonte e Ribeirão das Neves.
Diferente de um recapeamento convencional com asfalto quente, o microrrevestimento é uma mistura aplicada a frio, processo que deve ocorrer durante o dia por razões operacionais e de segurança aos usuários. A tecnologia empregada utiliza uma emulsão asfáltica de elevada performance cujo processo de cura ocorre rapidamente, assegurando a coesividade e a estabilidade da camada aplicada e otimizando a liberação da pista com eficiência e qualidade.
A concessionária tomará medidas para minimizar os impactos sobre o trânsito: em pistas simples, será adotado o sistema pare e siga; já nas pistas duplas, apenas a faixa em obra será isolada.
Ação sustentável
Nos acostamentos, a Via Cristais irá adotar a técnica de RAP (Reclaimed Asphalt Pavement), que consiste no reaproveitamento do material fresado – isto é, a camada de asfalto que foi retirada de outras obras de reabilitação do pavimento. Esse material é processado, misturado a ligante asfáltico e reaplicado, eliminando a diferença de nível entre pista e acostamento. O uso do RAP é um exemplo de prática sustentável, que reduz o consumo de recursos naturais e minimiza o impacto ambiental.
É importante destacar que essa, assim como todas as demais obras de manutenção asfáltica, é submetida a rigorosos ensaios laboratoriais para garantir a qualidade da aplicação.
Deixe um comentário
Você precisa fazer o login para publicar um comentário.