![Volta as Aulas: Cuidados com os olhos das crianças em idade escolar](
https://bhempauta.com/wp-content/uploads/2025/01/close-up-portrait-girl-yard_Easy-Resize.com_-720x400.jpg)
Dona Maria Efigênia entra em uma loja de material escolar decidida. Precisa comprar uniforme, caderno, livros e tudo mais que é necessário para que seu filho volte às aulas, pronto para mais um ano letivo. Mas é bem provável que ela não saiba que outros cuidados, como a saúde dos olhos, também são muito importantes para a qualidade do aprendizado da criança.
De acordo com um levantamento recente do Conselho Nacional de Oftalmologia, cerca de 23 milhões de crianças em idade escolar no Brasil têm problemas como miopia, hipermetropia e astigmatismo, que podem afetar o desempenho delas nas salas de aula.
A oftalmologista Maria Fernanda Vianna, da Oftalmologia Felício Rocho, explica que os problemas de visão podem causar dificuldades de leitura e escrita, prejudicando o aprendizado escolar.
![](https://bhempauta.com/wp-content/uploads/2025/01/DRA.-MARIA-FERNANDA_Easy-Resize.com_-682x1024.jpg)
Segundo ela, dor de cabeça constante, coceira nos olhos, dificuldade em acompanhar linhas de texto, sensibilidade exagerada à luz, cabeça inclinada ou um dos olhos fechados para ler, são alguns dos sinais que podem indicar um problema ocular: “Ao perceber algum desses sintomas, os pais ou responsáveis devem levar a criança para uma avaliação oftalmológica, indispensável para o diagnóstico e tratamentos adequados”, alerta a oftalmologista.
A médica salienta ainda que mais importante que o tratamento é a prevenção: “Prevenir é a melhor maneira de evitar danos irreversíveis na visão da criança, a começar pelo teste do olhinho, realizado pelo pediatra antes da alta da maternidade. Já a primeira consulta oftalmológica deve ser feita entre seis meses e um ano de vida. A partir daí, nas crianças que não apresentam problemas oculares, indica-se o exame anual completo até os dez anos de idade, quando ocorre o total desenvolvimento da visão”, informa a especialista.
Deixe um comentário