Tradicional Festa Literária de Sabará acontece em vários espaços da cidade histórica.
A festa tradicional da cidade mineira acontecerá durante quatro dias, onde o livro, a leitura e a literatura se tornarão o combustível capaz de trazer debates significativos e novas perspectivas para cada um dos participantes A programação contempla desde lançamento de livros a encontros com escritores renomados como Neusa Sorrenti, Lavínia Rocha, Bruna Lubambo e José Falero, além música, oficinas, intervenções artísticas e culturais. As atrações são gratuitas e para todas as idades.
A literatura, com sua capacidade de transcender barreiras e conectar pessoas, ganha vida no evento que irá acontecer por vários espaços da cidade histórica, que celebra as palavras e suas múltiplas formas de expressão. A diversidade é uma característica marcante da Festa Literária. Representantes de diferentes gêneros literários, desde o romance até a poesia, passando por literatura infantil, ensaios e crônicas, encontram espaço para expor suas criações.
A nossa logomarca foi cuidadosamente desenhada pelo cartunista Quinho, que inovou, trazendo elementos inéditos: a Capela Nossa Senhora da Soledade, o Antigo Pontilhão de Ferro, a escultura de um anjo barroco feita por Aleijadinho e, é claro, o livro aberto!
Como já é tradicional no evento, as embalagens de Pão e Poesia levarão um pouco de literatura para o café da manhã de cada sabarense e é uma cortesia da Distribuidora Eu Amo Pão. Nesta edição, contaremos com poemas dos participantes da Festa que vem para nos inspirar e poetizar nosso dia a dia.
A programação deste ano foi pensada pela nossa dupla de curadores: Túlio Damascena e Camila Schoffen que, com a ajuda de parceiros e parceiras, reuniram pessoas muito especiais. Primando pelo protagonismo e pela diversidade, com artistas de Sabará e da Região Metropolitana de Belo Horizonte, a FLIS se propõe a ser um catalisador, onde há fruição artística e estética e muitos debates, para que a gente não perca a leveza, mas lute bravamente por um país melhor.
Borrachalioteca
A Borrachalioteca é uma biblioteca comunitária criada em 2002, no interior de uma borracharia no bairro Caieira, na cidade histórica de Sabará em Minas Gerais e hoje está situada na Rua Marieta Machado, 164 – Centro de Sabará. Possui uma outra unidade – a Sala Son Salvador – no bairro Cabral, também localizada na cidade. Atualmente o acervo das duas bibliotecas conta com mais de 10.000 obras literárias disponíveis ao público de forma totalmente gratuita.
Desde 2013 faz parte da Rede de Bibliotecas Comunitárias Sou de Minas, Uai e também da RNBC – Rede Nacional de Bibliotecas Comunitárias.
A FLIS 2024 só foi possível graças a uma emenda parlamentar da Deputada Estadual Macaé Evaristo e um apoio primordial da Secretaria de Cultura – Prefeitura de Sabará e demais parceiros, que confiam no poder transformador da leitura e na capacidade técnica da Borrachalioteca em contribuir na difusão da literatura em Sabará.
Confira a programação completa: https://www.borrachalioteca.com.br/xflis
Deixe um comentário