
Se depender da Orquestra Ouro Preto, uma das formações mais prestigiadas do país, o rock está mais vivo do que nunca! A prova disso são as plateias sempre lotadas para assistir aos tributos a grandes ícones do gênero que a formação mineira vem homenageando ao longo de sua trajetória. Para elevar à máxima potência essa experiência, nasceu “Lendas do Rock”, que reúne clássicos de algumas das maiores bandas de todos os tempos. O concerto será apresentado no dia 16 de julho de 2025, às 20h, na Praça da Sé, em Mariana (MG), com entrada gratuita.
Fãs de bandas que marcaram a história do século XX, de Beatles a Nirvana, já foram presenteados com as versões surpreendentes e com a marca da excelência e da versatilidade que a Orquestra Ouro Preto imprime a cada novo trabalho. “Lendas do Rock” surgiu justamente para atender aos inúmeros pedidos do público: unir em um mesmo espetáculo um verdadeiro panteão de lendas do rock.
O repertório abre espaço para o quarteto de Liverpool, sempre presença obrigatória em qualquer celebração do gênero, e para os Rolling Stones, já homenageados em outras ocasiões pela Orquestra. Soma-se a eles a força dramática do Queen em sua icônica Bohemian Rhapsody e a genialidade de Jimmy Page e Robert Plant no Led Zeppelin, com a imortal Stairway to Heaven.
O concerto também ganha peso com Enter Sandman, do Metallica, e embala a plateia com o riff inesquecível de Smoke on the Water, do Deep Purple. O repertório ainda passeia pelo universo sonoro do Guns N’ Roses e do Pink Floyd, reafirmando toda a diversidade e riqueza musical do rock, um gênero que moldou a história da música moderna.
“O espírito rock’n’roll permeia a história da Orquestra Ouro Preto. Acredito que o que define o gênero é a atitude transgressora e a personalidade. Essa ousadia está profundamente ligada à nossa direção artística e ao desejo constante de quebrar barreiras e vencer tabus”, afirma o maestro Rodrigo Toffolo, regente titular da Orquestra, conhecido também por suas camisetas de bandas como Nirvana e Beatles.
O concerto em Mariana é patrocinado pelo Instituto Cultural Vale, que reafirma seu compromisso com a democratização do acesso à cultura e com o fortalecimento da cena artística em Minas Gerais. Além de concertos por todo o país, o Instituto também apoia o Núcleo de Apoio a Bandas da Orquestra Ouro Preto, iniciativa que capacita e valoriza as corporações musicais do interior do Brasil, preservando viva essa tradição centenária que é patrimônio cultural do país.