
A Afya realiza nesta quinta-feira, 28 de agosto, o evento gratuito MedTalk Afya, com o tema “Insulinoterapia na era dos agonistas de GLP-1: ainda faz sentido?”. A palestra, ministrada pela professora de Endocrinologia e especialista Luciana Valadares, busca discutir, entre o público médico, as novas abordagens no tratamento de pacientes com diabetes diante do crescente uso de medicamentos para a doença (agonistas), como por exemplo as canetas emagrecedoras. O evento, com início às 19h, se aprofunda em uma questão central da medicina contemporânea.
O debate, que acontece na unidade, em Belo Horizonte, localizada na Avenida do Contorno – 2073, propõe aprofundar a discussão sobre a manutenção da insulina como uma terapia principal ou complementar. A relevância do tema se acentua com a recente notícia de que o Brasil retomou a produção nacional de insulina neste ano, um marco que impacta diretamente a disponibilidade e o acesso ao tratamento para milhões de pacientes no país.
A palestrante, Dra Luciana Valadares, informa que o ponto central do evento é mostrar que com os avanços no tratamento do diabetes, a insulinoterapia continua sendo fundamental e o conhecimento do manejo da prescrição é imprescindível para um bom tratamento. “No diabetes tipo 1, a insulina segue insubstituível, e no tipo 2 ainda é amplamente necessária em fases avançadas ou situações específicas. Não se trata de um tratamento secundário, mas sim de uma ferramenta essencial que deve ser utilizada de forma cada vez mais personalizada. Na era dos agonistas do GLP1 saber manejar a insulina (para início do tratamento, titulação de doses e interrupção do uso) é muito importante.”
Segundo o Ministério Público, a diabetes atinge 20 milhões de pessoas no país e a produção de insulina na nova fábrica prevê a entrega de 20 milhões de frascos de para atender pacientes do SUS ainda em 2025. Em março, a Anvisa liberou o uso da tirzepatida, um remédio que age em dois hormônios do corpo para aumentar a sensação de saciedade, ajudar a controlar o açúcar no sangue e acelerar a queima de gordura.
A Afya Educação Médica Belo Horizonte reforça que o evento é aberto a profissionais, estudantes e egressos da área da saúde, oferecendo uma potencialização da carreira e empregabilidade. Para participar da palestra os interessados devem fazer a inscrição neste link.