
A Prefeitura de Belo Horizonte, a Orizonti e a Beebop apresentam a 5ª edição do Jazz Brasil Festival (antigo Festival Jazz de Montanha), celebrando o jazz e a música instrumental brasileira em uma experiência cultural única. O evento acontece nos dias 20 e 21/09 no Teatro Raul Belém Machado e no dia 23/09 no Clube de Jazz do Café com Letras.
Criado em 2014, o festival ganhou relevância ao abrir espaço para o gênero no interior de Minas Gerais, consolidando-se como referência musical e cultural no estado. Em 2025, Belo Horizonte sedia o evento que vai trazer atividades que valorizam a música e a formação cultural, como shows, roda de conversa e workshops.
O Jazz Brasil Festival reafirma sua missão de fomentar o jazz brasileiro, estimular a economia criativa e proporcionar experiências culturais de alta qualidade, consolidando Minas Gerais como polo de música e arte.
“O Jazz Brasil Festival nasceu com a proposta de provocar uma reflexão: afinal, o que é o jazz brasileiro? A cada edição, buscamos responder a essa pergunta por meio da música, trazendo ao palco artistas que representam a riqueza e a diversidade dessa cena contemporânea”, explica Carolina Serdeira, idealizadora e coordenadora do Festival.
Segundo ela, o objetivo é “criar encontros inéditos entre artistas consagrados e novos talentos, fortalecendo a cena cultural de Belo Horizonte e projetando Minas no circuito nacional do jazz e da música brasileira”. “Mais do que um festival de shows, é um espaço de troca, formação e celebração, reafirmando a potência da música brasileira no presente e no futuro”, complementa.
Programação
O Festival lançou o edital Conexões Musicais – Jazz Brasil & Mulheres na Música, iniciativa conjunta do Jazz Brasil Festival e do Simpósio Mulheres na Música que visa contemplar duas categorias: a 1ª selecionando três artistas ou grupos de jazz brasileiros residentes em BH; a 2ª concedendo três bolsas de estudo para jovens instrumentistas mulheres, com até 25 anos, também residentes em Belo Horizonte. A partir daí, os nomes selecionados vão integrar a programação – resultado sai dia 15 de setembro.
Assim, o Teatro Raul Belém Machado recebe, no dia 20 de setembro, shows de Rafael de Sousa Quarteto, além dos três artistas selecionados no edital. No dia 21, se apresentam Vinicius Mendes, Ciro Belluci (via edital Jovens Talentos do Jazz), Rafael Rocha (atração nacional) e Carolina Serdeira. Os ingressos tem um valor simbólico de R2,00 e podem ser adquiridos no site da Sympla.
Já no dia 23, o Jazz Brasil Festival chega ao palco do Clube de Jazz do Café com Letras com shows de Bia Nascimento e Thamiris Cunha, além de Marcel Powell – Musicalidade Negra (atração nacional). Para essas apresentações, os ingressos custam R$20,00, também no site da Sympla.
Os workshops acontecem nos dias 22 e 23 de setembro e vão abordar temas como “a voz na música popular brasileira” com Andrea dos Guimarães e Violão com Marcel Powell. A entrada é gratuita e serão realizados na Escola de Música da UFMG.
O Jazz Brasil Festival conta com patrocínio da Orizonti e realização da Beebop. Este projeto é realizado com recursos da Lei Municipal de Incentivo à Cultura de Belo Horizonte.
Deixe um comentário
Você precisa fazer o login para publicar um comentário.