Notícia

Árvore é duplamente reconhecida no Prêmio Aberje com projetos culturais que transformam espaços e pessoas 

Considerada a agência de comunicação mais admirada do Sudeste por três anos consecutivos, a mineira Árvore foi destaque do Prêmio Aberje 2025, no qual conquistou reconhecimento em duas categorias que celebram o poder transformador da comunicação. 

O projeto “Uma Praça Viva – A Comunicação Corporativa como indutora de nova percepção social sobre a Praça Sete”, criado e executado integralmente pela Árvore, venceu na categoria Sociedade. 

No centro de Belo Horizonte, a Praça Sete sempre foi sinônimo de memória e movimento, mas também de estigmas e carregada pelo olhar cansado da cidade. “Foi nesse contexto que o projeto propôs reaproximar as pessoas do coração de BH. Não com obras, mas com presença, apreço e diálogo”, explica Rafael Araújo, fundador e CEO da Árvore.

A estratégia do laboratório de comunicação trouxe uma nova narrativa para o centro da cidade, que se pertenceu à praça enquanto um território de convivência. A identidade visual forte e a linguagem sensível do projeto experimentaram as ruas, os produtos e as conversas da capital. O ponto alto foi o festival que reuniu 3 mil pessoas para vibrar ao som de Adriana Calcanhotto em um grande show a céu aberto. 

Desde então, a cidade voltou a falar da praça com orgulho após mais de 80 encontros, com 30 instituições engajando o movimento, que segue crescendo e fortalece uma agenda positiva em meio aos principais veículos de comunicação do estado e, especialmente, junto aos mineiros.

Cultura para todos

Já o projeto “15 anos Diversão em Cena: Celebrando a principal iniciativa de cultura da Fundação ArcelorMittal”, da Fundação ArcelorMittal Brasil e desenvolvido pela Árvore, foi prestigiado em Arte e Cultura. 

O programa Diversão em Cena é, há uma década e meia, uma das maiores iniciativas de democratização do acesso à cultura no país. Foram mais de 3 mil espetáculos e 1,3 milhão de pessoas alcançadas.

Para celebrar a data, a agência criou uma estratégia de comunicação afetiva e integrada, dando vida à Turma da Diversão, um universo lúdico que conecta o público infantil ao programa e reforça o papel da Fundação como promotora da cultura. O selo comemorativo foi aplicado em uma ampla campanha personalizada para 32 cidades com redes sociais, ativações, cenografia, imprensa, ações de relacionamento, além da criação de tatuagens e de um álbum de figurinhas com a história do programa. 

Juntos, os projetos reconhecidos no Prêmio Aberje deste ano mostram que a comunicação, ao ocupar os lugares e o imaginário das pessoas, é capaz de ressignificar espaços, vínculos e inspirar novos olhares.