O Mercado da Lagoinha recebe, nos dias 15 e 16 de novembro, a 4ª edição do Laços da Ancestralidade – evento cultural que celebra a cultura afro-brasileira, com foco nos saberes e nas tradições dos povos afro-periféricos de BH. A entrada é gratuita!
Comemorando o Mês da Consciência Negra, o festival vai oferecer atividades como apresentações culturais, feiras de afroempreendedorismo, oficinas, shows e – pela primeira vez – a Lito-Oralidades, feira literária voltada para autores negros e indígenas que conta com a organização de Alice Bicalho da Curva editorial. Lito-Oralidades, é um conceito desenvolvido por Gabriel de Moura e Pai Ricardo de Moura (da Casa de Caridade Pai Jacob do Oriente – CCPJO) para falar sobre o encantamento das palavras da diáspora afro-brasileira e contexto contemporâneo.
“Nosso objetivo é fortalecer a identidade, a memória e a valorização social e econômica da comunidade negra em BH, reforçando e difundindo a cultura dos povos afro periféricos em Belo Horizonte”, explica Pai Ricardo de Moura, da Casa de Caridade Pai Jacob do Oriente – CCPJO, organizadora do evento.
Além da CCPJO, o Festival conta com o apoio da Prefeitura de Belo Horizonte; Secretaria Municipal de Cultura e da Fundação Municipal de Cultura; Centro Cultural Liberalino Alves de Oliveira, da Secretaria Municipal de Assistência Social e Segurança Alimentar e Cidadania, bem como da CRESAN, realizado com recursos da Lei Municipal de Incentivo à Cultura de Belo Horizonte. Neste ano o Laços da Ancestralidade também entra como programação parceira do FAN BH 2025/2026.
Programação _____________________
Neste ano, o Laços da Ancestralidade vai trazer diversas atrações para todos os públicos com entrada gratuita.
No sábado, a partir das 14h, acontecem a Kinanga – feira que engloba comidas e bebidas, produtos artesanais, roupas, tecidos, bolsas, brincos, acessórios de moda afro e produtos artesanais indígenas; e a Feira Lito-Oralidades – de literatura de povos afro periféricos e indígenas, com lançamento de livros e uma aula sobre processos de escrita. Nesse dia, a parte artística fica por conta das apresentações do Coral Guela Zuela, Poesia em Voz Alta e o show Memórias do Samba e seus ensinamentos, com Dóris e Banda convidando Maestro Bartolomeu e Cida Reis.
Já no domingo teremos Contação de História “Festa no Aiyê” com Aline Calixto, depois apresentações do Culto da Rua, da cantora Raquel Moreira e o lançamento do EP: Orisamba, O Regente da Folia. O tradicional Laço na Gameleira esse ano será diferente: a centenária árvore teve que ser retirada devido a infestação de insetos. Por isso, a cerimônia vai focar no compromisso de revitalização do espaço e no plantio de outra árvore sagrada no lugar.
Orisamba lança EP ____________________
Um dos destaques deste ano é o show de lançamento do EP “Orisamba, o Regente da Folia”, primeiro do Orisamba, lançado para celebrar os 10 anos do bloco no carnaval de BH. O show integra a programação do Laços no domingo, dia 16 de novembro, às 18h. O disco, que conta com participações de Aline Calixto e Sérgio Pererê, foi gravado no Estúdio Engenho com direção musical de Max Cabral Akerman, com direção de Thiago Delegado, além da direção artística de Aline Calixto e Ricardo de Moura. O show vai contar com as participações especiais de Aline Calixto e Sérgio Pererê.