Alunos do Instituto Reação, do polo de Belo Horizonte, tiveram um dia de cuidados oftalmológicos liderados pelo Instituto de Olhos de Belo Horizonte (IOBH) e pelo Centro de Oftalmologia Avançada (COA). A parceria entre as duas instituições permitiu que 37 jovens recebessem atendimentos completos, com direito a exames e produção de óculos de grau para aqueles que necessitavam.
Segundo o coordenador do Instituto Reação em Minas Gerais, André Chaves, a ação reforça o cuidado integral com os alunos. “Essa parceria representa nosso compromisso com as crianças, indo além da sala de aula e garantindo que todos tenham as condições necessárias para aprender e se desenvolver com qualidade”, afirmou.
Para o Instituto de Olhos de Belo Horizonte (IOBH) e para o Centro de Oftalmologia Avançada (COA), participar da ação reforça o compromisso da instituição com o cuidado e o acesso à saúde ocular de forma ampla e inclusiva. “Contribuir para o bem-estar visual dessas crianças é também colaborar para o futuro delas. Acreditamos que enxergar bem é um passo essencial para aprender, brincar e sonhar com mais possibilidades”, afirma a Amanda Gabriela, coordenadora de operações do Instituto de Olhos de Belo Horizonte (IOBH).
As crianças que receberam indicação de óculos foram encaminhadas a uma ótica parceira, onde puderam escolher suas armações. A iniciativa também contou com a oferta de lanche e atividades recreativas, como pintura facial.
Sobre o Instituto Reação
Fundado há 22 anos pelo judoca e medalhista olímpico Flávio Canto, seu ex-treinador Geraldo Bernardes e amigos, o Instituto Reação é uma Organização da Sociedade Civil que promove desenvolvimento humano e integração social por meio do esporte, da cultura e da educação. A proposta é ter o esporte e a cultura como ferramenta educacional e de transformação social, formando faixas-pretas dentro e fora do tatame.
O Instituto oferece o seu “Caminho Potente”, baseado em dois pilares principais: “Reação Faixa-Preta” e “Reação Educação”. A jornada do aluno do instituto oferece ainda três outros programas: “Bolsas de Estudo”, “Reação com Elas” e “Conecta”. Seu objetivo é acompanhar crianças a partir dos quatro anos até o seu primeiro emprego e seus atributos fundamentais ensinam a cair e a levantar como aprendizados constantes, utilizando três preceitos: construir, conquistar e compartilhar. A equipe “Reação Olímpico” tem um olhar atento para a alta performance dos alunos, com alguns atletas competindo dentro e fora do Brasil. O Reação conta com 11 polos distribuídos em cinco estados brasileiros: Rio de Janeiro, São Paulo, Mato Grosso, Rio Grande do Norte e Minas Gerais, beneficiando cerca de 4.000 crianças e jovens por ano.