O Coleguium Rede de Ensino desenvolveu o projeto “Trilha de Carreiras” direcionado aos estudantes das três séries do Ensino Médio das 18 unidades que mantém em Minas Gerais (Belo Horizonte, Conceição do Mato Dentro, Lagoa Santa e Nova Lima) e no Pará (Carajás). A iniciativa tem como objetivo apoiar os jovens na definição da profissão que pretendem seguir, nortear a escolha do curso superior e aproximar os alunos do mercado de trabalho. Com isso, o foco é uma formação integral e alinhada às demandas do mundo contemporâneo.
O projeto é dividido em etapas específicas para cada série, de forma que os estudantes possam avançar gradualmente no processo de autoconhecimento, reflexão e pesquisa sobre o mundo do trabalho. Entre os dias 24 e 26 de novembro, será realizada a Feira de Carreiras, evento em que os estudantes apresentarão os resultados de suas pesquisas a colegas, professores e demais turmas do Ensino Médio.
A coordenadora pedagógica geral do Ensino Fundamental (Anos Finais) e Ensino Médio do Coleguium, Hellen Brandão, destaca que a transição entre o Ensino Médio e a vida profissional é um período de incertezas e descobertas, marcado por decisões que impactam diretamente o futuro dos jovens. “Conhecer melhor as diferentes profissões, suas exigências, transformações e possibilidades é fundamental para tomar decisões mais conscientes e coerentes com os próprios interesses e habilidades; por isso, aqui cada série do Ensino Médio é um passo importante rumo ao futuro e o ‘Trilha de Carreiras’ é um projeto que permite ao estudante sonhar e encontrar caminhos para a sua realização”, afirma.
Na 1ª série do Ensino Médio, o tema “Explorando Carreiras: Descobrindo Oportunidades Profissionais” propõe uma compreensão abrangente sobre as diversas opções de carreira disponíveis atualmente. Os alunos são incentivados a identificar suas áreas de interesse, aptidões e habilidades, explorando diferentes caminhos profissionais e acadêmicos. Organizados em grupos, eles escolhem uma área de conhecimento com base em suas afinidades — como Ciências Agrárias, Biológicas, da Saúde, Exatas e da Terra, Engenharias, Humanas, Sociais Aplicadas ou Linguística, Letras e Artes — e realizam pesquisas que serão apresentadas aos colegas. “Nessa etapa, os alunos começam a explorar diferentes áreas e profissões, descobrindo interesses e talentos que vão guiá-los adiante”, explica Hellen.
Na 2ª série, o projeto avança com o tema “Explorando o Futuro: Descobrindo Caminhos Profissionais”, que tem foco na reflexão sobre o sentido das escolhas profissionais e no incentivo a decisões alinhadas às aspirações pessoais e ao contexto social de cada estudante. Segundo Hellen Brandão, nessa fase, os estudantes aprofundam as descobertas, entendem o impacto das profissões no mundo e compartilham tudo na Feira de Carreiras, com atividades criativas e inspiradoras”.
Já os alunos da 3ª série do Ensino Médio desenvolvem o “Projeto de Carreiras”, em que cada estudante, individualmente ou em dupla, realiza uma pesquisa aprofundada sobre uma profissão de sua escolha ou com a qual mais se identifica. O trabalho incentiva o aluno a compreender melhor os caminhos possíveis dentro da área de interesse, refletir sobre os desafios e potencialidades da carreira e fortalecer seu projeto de vida com base em dados e referências confiáveis. Ao final, cada participante produz um vídeo para apresentar os principais achados da pesquisa, com linguagem clara e fundamentação consistente. Segundo a coordenadora do Coleguium, nessa etapa, o foco é autoconhecimento e decisão. “Os alunos pesquisam cursos, universidades e constroem um plano claro para a próxima etapa da vida”, afirma.
Ela destaca que a Feira de Carreiras, momento que encerra as atividades do projeto, é uma oportunidade para os alunos compartilharem conhecimentos, receberem retorno e aprenderem com as experiências dos colegas. “Nosso objetivo é que o estudante não só aprenda, mas se prepare, se fortaleça e se torne protagonista do próprio caminho; por isso, cada jornada que desenvolvemos é pensada para que o futuro comece agora.”