O Governo de Minas, por meio da Companhia de Desenvolvimento de Minas Gerais (Codemge), inaugura novas atrações no Parque do Palácio, em Belo Horizonte, nesta quinta-feira (18/12).
A diretora-presidente da Codemge, Luísa Barreto, participou da cerimônia para celebrar a nova fase do local. O Palácio das Mangabeiras foi residência oficial dos governadores do Estado até ser cedido à companhia, em 2019, por meio de um convênio para transformar o espaço em um equipamento cultural, turístico e de lazer aberto ao público.
Em 2022, a Codemge firmou uma parceria público-privada (PPP) para assegurar uma agenda permanente de eventos e o acesso da população ao Parque do Palácio, que passa a contar agora com um novo parquinho infantil, projetado pela designer Cynthia Silva, dedicado à convivência, imaginação e brincadeiras das crianças.
Ainda na área externa, outra novidade é uma pista exclusiva para bicicletas, para crianças a partir de 4 anos de idade, com lombadas e curvas que permitem ganhar velocidade sem pedalar. O uso de capacete obrigatório é, além de calçados fechados e respeito às normas de condução, sempre priorizando a segurança e o controle da bicicleta.
Esse projeto está sendo desenvolvido em parceria com Geraldo Coelho, coordenador da modalidade Trial da Confederação Brasileira de Motociclismo (CBM), e Anderson Barroso, com equipe técnica da VéloLapin PumpTracker.

Crédito – Barbara Dutra
Novidades
Na parte interna do palácio, os visitantes poderão conhecer uma exposição fixa que conta a história do edifício, desenvolvida pelo arquiteto e cenógrafo Alexandre Rousset, em parceria com o Departamento de História da PUC Minas.
Essa mostra apresenta um panorama do desde a construção do Palácio das Mangabeiras, na década de 1950, até o presente, ilustrando todos os governadores de Minas Gerais nesse período.
A ideia é atender tanto turistas que visitam Belo Horizonte quanto os moradores que desejam conhecer a história do antigo Palácio das Mangabeiras, apresentando um panorama claro e acessível sobre a trajetória do edifício e sua relação com a cidade.
O segundo andar da casa receberá exposições itinerantes e a primeira será o ateliê aberto da artista Lu Simão, que traz para o parque seu processo criativo e sua convivência com o público.
Outro destaque é a revitalização da instalação Cuboesia, projeto de Bel Diniz Arquitetura e João Diniz Arquitetura, criada em 2019. A obra é um pavilhão híbrido que une arquitetura,
design, escultura, paisagismo, som e poesia, permitindo que o visitante entre na poesia por meio das estrofes vazadas nas faces do cubo. A trilha sonora, composta pelos arquitetos, reforça a experiência sensorial da visita.
O Parque do Palácio está aberto ao público de quarta a sexta-feira, de 10h às 18h, com entrada gratuita que pode ser retirada pela plataforma Sympla. Aos sábados e domingos, o local fica aberto de 9h às 18h.
Parque do Palácio
O local de 42 mil metros quadrados de área deixou de ser residência oficial e passou a ter uso mais amplo e democrático. Até 2022, o espaço permanecia fechado por boa parte do ano.
A Codemge estabeleceu uma parceria com a Câmara de Dirigentes Lojistas de Belo Horizonte (CDL/BH), Malab Produções e Grifa para proporcionar uma agenda permanente de eventos para os mais diversos públicos.
A parceria deu origem a um centro cultural integrado à natureza, oferecendo uma programação de eventos culturais e abrigando espaços gastronômicos.
O local vem sediando exposições, festivais, feiras e outros eventos, demonstrando que é propício para celebrar a arquitetura, o modernismo, o patrimônio, a história, a natureza e os encontros em meio à bela paisagem.
O Parque do Palácio está localizado aos pés da Serra do Curral, no bairro Mangabeiras, em uma área de proteção ambiental que abriga grande diversidade de espécies da fauna e flora, tanto do Cerrado, quanto da Mata Atlântica.



