Natal, Ano Novo, férias … chegou o período mais temido por aqueles que fazem um controle alimentar, ou que estão focados em resultados.
Mas por que as pessoas se sentem tão ameaçadas neste período?
Se pensarmos friamente, temos agora no final do ano, 4 dias em que nós estaremos expostos a refeições e rotinas mais atípicos: dias 24 e 25/12 e dias 31/12 e 01/01.
São apenas 4 dias! É motivo para desespero?
Não, não é, mas o que ocorre é que grande parte das pessoas se abandona o mês de dezembro inteiro, tira férias de si, o coloca a culpa nas festas de final de ano.
E deixar de se exercitar, deixar de manter a sua rotina alimentar equilibrada durante 31 dias (dezembro inteiro), não te trará bons resultados mesmo, mas a culpa não é do Natal nem do Ano Novo, ou de algumas confraternizações, a responsabilidade é sua mesmo, e das escolhas que você fez e faz.
Mas então, nutri, como é possível não prejudicar os resultados num período tão festivo?
- EVITE longos períodos de jejum ou ficar o dia todo sem se alimentar para comer ”com menos culpa” à noite. O mais inteligente a se fazer e comer normalmente o dia todo, para que não exagere mais tarde.
- Mantenha-se hidratado (inclua água entre um drink e outro, não deixe de se hidratar durante o dia, mas também durante as festividades e confraternizações) – assim você controlará melhor o consumo de bebidas alcoólicas.
- Na hora da sobremesa, peça uma e divida com alguém, se for possível, ou então sirva-se na menor porção que te deixe satisfeito (a). E ainda, ao invés de ter apenas doces na mesa de Natal, faça, por exemplo, uma salada de frutas apetitosa também.
- Concentre-se no consumo de alimentos ricos em proteínas magras e vegetais. Procure não exagerar nas massas, pratos à base de farinhas e arroz, selecione também, durante as refeições principais, alimentos com proteínas magras e saladas ou legumes e frutas.
- Prepare petiscos mais saudáveis: com frutas frescas e secas (guacamole, figo, uvas, castanhas), tubérculos e leguminosas assados ou na air fryer (batata, mandioca, grão de bico), pipoca (um carboidrato super do bem), azeitonas, ovos de codorna, queijos magros, verduras e legumes crus e temperadinhos (tomate cereja, jiló, cenoura e pepino em tiras).
- Mantenha-se minimamente ativo, não tire férias do exercício físico em nenhum momento da sua vida.
- Não compre e não cozinhe e não estoque comida, demasiadamente. Tente fazer menores quantidade e distribuir em porções pela família, ao final dos eventos.
No fim das festas, há de chegar o amanhã, e há que se voltar para a vida, no novo ano que se inicia … e é você quem escolhe como será o seu ano novo: com sentimento de culpa? Tão ou mais saudável? Super inflamado (a), cheio (a) de remorso, gorduras construídas e menos saúde?
A escolha é sua! As consequências também!
Até breve!
Marcela nutri
Marcela Rodrigues Rocha
Nutricionista (CRN9 – 5529), especialista em Gastronomia, Mestre em Ciências dos Alimentos e Doutoranda em Engenharia de Alimentos – USP.
@marceladricha
Fotos: FreePick
Deixe um comentário