
Com o avanço da idade, para muitas pessoas, manter o corpo saudável pode parecer uma tarefa cada vez mais desafiadora. Mas, a prática de atitudes simples e constantes no cotidiano fazem uma grande diferença na manutenção da saúde. No mês em que se comemora o Dia Nacional da Saúde, é preciso relembrar algumas orientações praticadas no mundo inteiro.
Segundo a diretora médica do Instituto de Responsabilidade Social Sírio-Libanês, Bianca Miranda, ter uma boa rotina de autocuidado não exige grandes investimentos, mas sim disciplina. “O equilíbrio da saúde física e mental, na maioria das vezes, depende das escolhas de hábitos e rotinas que fazemos. Algumas atitudes estão facilmente ao alcance de todos, como ter uma alimentação saudável, beber bastante água, dormir bem e se exercitar regularmente. Todos sabem da importância, mas a rotina corrida do dia a dia muitas vezes faz com que nem todos sigam as recomendações com rigor”, explica.
De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), entre as principais ameaças para a saúde mundial estão as Doenças Crônicas Não Transmissíveis (DCNT), como as doenças cardiovasculares, diabetes, câncer e problemas de saúde mental, que estão fortemente associadas a fatores de risco, incluindo dietas pouco saudáveis, sedentarismo, excesso de peso corporal, maus hábitos de sono, consumo de tabaco e álcool.

Abaixo a especialista elenca algumas das principais ações para manter a saúde do corpo e da mente:
1 – Mantenha uma rotina de atividade física
Pesquisas mostram que, no mundo, 27% dos adultos não cumprem as recomendações para prática de atividade física regular. O ideal é diminuir o tempo sedentário, incluindo atividades progressivamente, iniciando por reduzir o tempo sentado e por incluir pausas ativas durante o dia. Além, disso é recomendado a prática de pelo menos 150 minutos de exercícios aeróbicos moderados ou 75 minutos de exercícios intensos por semana, que podem ser corrida, caminhada, andar de bicicleta ou mesmo praticar esportes em grupo. Também é recomendado fazer atividades de fortalecimento muscular ao menos 2 vezes na semana, como musculação, pilates ou mesmo ioga. Exercícios frequentes aprimoram a saúde mental, aceleram o metabolismo, melhoram a qualidade do sono e fortalecem o coração. Melhoraram a função cognitiva e o desempenho acadêmico, especialmente em crianças e adolescentes, além da mobilidade, equilíbrio, independência e qualidade de vida em idosos.
2 – Tenha um sono de qualidade
Procure dormir de 7 a 8 horas por noite. Ter uma rotina de sono regular aumenta a vitalidade e a saúde em geral, também melhora o desempenho cognitivo, fortalece a imunidade e preserva o equilíbrio emocional.
3 – Beba bastante água todos os dias e evite o álcool
Para se manter hidratado e ajudar seu corpo a se livrar de toxinas, certifique-se de beber bastante água todos os dias. Evite substituir a água por outras bebidas como as alcoólicas. O álcool é uma substância tóxica, psicoativa e que causa dependência. O consumo de álcool está ligado a mais de 200 problemas de saúde e outros riscos, incluindo doenças hepáticas, câncer, doenças cardiovasculares, acidentes de trânsito, violência e suicídio. O ideal é não consumir esse tipo de bebida.
4 – Não fume cigarros nem outro tipo de produtos com nicotina
Fumantes de tabaco ao longo da vida perdem, em média, pelo menos 10 anos de vida. O uso ou a exposição ao fumo de tabaco afeta quase todos os órgãos do corpo humano e tem um impacto negativo na saúde ao longo da vida. O consumo de cigarros eletrônicos também é altamente nocivo para a saúde podendo resultar em problemas de saúde graves, às vezes fatais.
Deixe um comentário
Você precisa fazer o login para publicar um comentário.