Gastronomia

Festival Nordestino ocupa a Augusto de Lima neste fim de semana com pratos típicos e blocos de Carnaval

Belo Horizonte recebe, neste sábado (7) e domingo (8), o Festival Nordestino. O evento acontece na avenida Augusto de Lima, 1549, em frente ao Fórum Lafayette, com entrada gratuita. A programação foca na diversidade culinária de estados do Nordeste e em apresentações musicais, com destaque para o show do Bloco Asa de Banana, que se apresenta no domingo.

No sábado, o evento será das 12h às 22h. Já no domingo, tem início às 10h e se estende até às 18h. O grande protagonista do festival é o cardápio, que aposta na diversidade de texturas e temperos marcantes. Entre os destaques estão:

  • Pratos Raízes: Sarapatel, Arrumadinho com manteiga de garrafa e o tradicional Baião de Dois cearense.
  • Clássicos de Rua: Acarajé, Abará e o curioso “Pastel de Festa” pernambucano, que é recheado com carne e polvilhado com açúcar.
  • Releituras: Penne sertanejo e nhoque com ragu de carne de sol.

Para animar o público, blocos agitam festival
A trilha sonora do evento é um intercâmbio entre Minas e o Nordeste. No sábado, o comando fica por conta de Del Ribeiro (vocalista do Bloco Faraó) e o balanço do Bloco Timbaleiros. No domingo, a energia carnavalesca sobe com o Bloco Asa de Banana, além do Axé Medeiros, vindo diretamente de Pernambuco para comandar uma oficina de frevo e apresentações de forró.

“Nosso objetivo é criar uma ponte direta com o Nordeste no coração de BH. O festival foi desenhado para ser uma experiência sensorial completa: o cheiro da manteiga de garrafa, o som do pífano e a alegria do axé, garantindo que o público se sinta em uma verdadeira festa de rua de Olinda ou Salvador”, afirma a organizadora Raquel Bicalho.

Deixe um comentário