
Uma ação de grande impacto social em prol da saúde da mulher acontece no final desta semana. O Hospital da Baleia promove, nos dias 10 e 11 de outubro (sexta e sábado), um mutirão de cirurgias de reconstrução de mama e mastectomia de forma gratuita, pelo SUS. A iniciativa faz parte da programação especial do Outubro Rosa, que este ano leva o nome “Cuidar é Rosa: Saúde da Mulher no Baleia”.
O mutirão tem o objetivo de acelerar o acesso ao tratamento cirúrgico e a reabilitação física e emocional de pacientes que enfrentaram o câncer de mama. Ao todo, serão realizadas 20 cirurgias de grande porte, abrangendo a reconstrução mamária em diversas fases e a realização de mastectomias. As operações são destinadas a pacientes em acompanhamento pela Secretaria de Saúde, que já aguardam na fila por esse procedimento.
Para tanto, duas salas do Bloco Cirúrgico do Hospital da Baleia serão dedicadas integralmente às operações do mutirão na sexta-feira (10), enquanto, no sábado, cinco salas de cirurgia receberão as ações da campanha, garantindo a agilidade e a segurança dos procedimentos. A ação conta com o apoio de seis cirurgiões especializados, que coordenarão uma equipe multidisciplinar de 18 profissionais.
Além do mutirão desta semana, a campanha “Cuidar é Rosa: Saúde da Mulher no Baleia” tem realizado, desde setembro de 2025, mil mamografias (500 em setembro e 500 em outubro) gratuitas no Hospital da Baleia. Esse volume representa um aumento de cinco vezes na realização mensal desse tipo de exame no Hospital. A campanha também prioriza a saúde das colaboradoras do hospital, oferecendo, no mês de outubro, mamografias gratuitas para funcionárias com mais de 50 anos.
A programação especial do próximo mês contará, ainda, com uma tenda temática nos dias 9 e 10 (quinta e sexta-feira) de outubro, onde será disponibilizado material informativo para pacientes, acompanhantes e colaboradores do Hospital. O chamado Espaço Rosa, localizado em frente à Unidade Maria Ambrosina, terá um estande interativo com a “mama amiga”, uma prótese de seios para ensinar o autoexame, além de serviços como aferição de pressão e informações sobre nutrição.
A campanha “Cuidar é Rosa” reforça o compromisso do Hospital da Baleia com a saúde da mulher, oferecendo acesso gratuito e humanizado a serviços essenciais de prevenção e diagnóstico do câncer de mama e de colo de útero.

Fases da reconstrução e reabilitação
As cirurgias de reconstrução de mama são complexas e frequentemente realizadas em etapas. No mutirão que acontece nesta sexta-feira e sábado no Hospital da Baleia, serão contempladas diversas fases do tratamento, desde a primeira, que consiste na cirurgia de mastectomia aliada à cirurgia plástica para a colocação inicial de próteses de gel de silicone ou expansores. Em seguida, é realizada a fase de simetrização, com ajustes para harmonizar o tamanho e o formato das mamas.
Para finalizar o ciclo de reabilitação, o mutirão também inclui a realização de 30 procedimentos de micropigmentação de aréolas. Esse último e delicado passo do processo de reconstrução de mamas, que consiste na tatuagem da aréola, é parte da finalização estética e visa contribuir com o bem-estar da paciente. Esse serviço será realizado por profissionais que doarão o trabalho em prol da campanha.
“O câncer de mama afeta o corpo e a mente. Oferecer a reconstrução e a reabilitação de forma ágil é devolver a essas mulheres não apenas a simetria corporal, mas principalmente a autoestima e a plenitude. O mutirão ‘Cuidar é Rosa’ reforça o compromisso do Hospital da Baleia com a saúde integral de suas pacientes,” afirma o cirurgião plástico e coordenador do mutirão, Dr. Bruno Figueiredo.
Serviço
Mutirão de Cirurgias de Reconstrução de Mama e Mastectomia
10 e 11 de outubro de 2025
Hospital da Baleia (Rua Juramento, 1.464, bairro Saudade – Belo Horizonte (MG)
Programação: Outubro Rosa “Cuidar é Rosa: Saúde da Mulher no Baleia”
01/09 a 31/10 – Mutirão com 1 mil mamografias, com entrega de brincos para as pacientes que realizarem o exame.
09 e 10/10 – Espaço Rosa – tenda com conteúdos interativos e informativos, com ações como a mama amiga (uma ação educativa do exame do toque com mamas artificiais), nutrição e aferição de pressão.
Deixe um comentário
Você precisa fazer o login para publicar um comentário.