
A busca por uma vida mais ativa e saudável tem impulsionado a prática de atividades físicas no Brasil. Segundo dados da pesquisa Vigitel Brasil 2023 – Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico, apenas em Belo Horizonte, 40,1% dos adultos na cidade já praticam atividade física por pelo menos 150 a 300 minutos em intensidade moderada por semana, conforme recomendação da Organização Mundial da Saúde (OMS). Ter uma vida mais saudável pode ser ainda mais eficaz com o apoio de especialistas em medicina esportiva, que otimizam o caminho para o bem-estar e a prevenção e tratamento de lesões e algumas instituições de saúde se destacam como referência na capital, unindo tecnologia de ponta e expertise para garantir o bem-estar dos pacientes.
É o caso do Hospital Orizonti que, para ajudar os mineiros na jornada em busca de uma vida mais saudável, tem investido em equipamentos de última geração e em uma equipe multidisciplinar altamente qualificada para atender às necessidades de praticantes de atividades físicas em Belo Horizonte, movimento que tem atraído a atenção também de equipes esportivas profissionais. Atletas de vôlei e futebol de equipes nacionais e internacionais já buscaram o local para cirurgias e tratamentos, além da realização de exames médicos de jogadores de times de futebol do estado.
De acordo com Sérgio Campolina, médico ortopedista, a abordagem do hospital na medicina esportiva é um diferencial. Além dos exames tradicionais, como ressonância magnética e tomografia, o local oferece tratamentos inovadores. “O Hospital Orizonti está investindo na terapia ortobiológica, que utiliza o próprio corpo da pessoa para tratar as lesões. Esse é um grande diferencial, porque você usa a biologia para cuidar das lesões,” afirma o especialista.
A terapia ortobiológica é uma abordagem inovadora na ortopedia que utiliza produtos biológicos e agentes naturais para promover a regeneração tecidual, reduzir a dor e melhorar a funcionalidade em diversas condições ortopédicas. A técnica tem ganhado destaque por oferecer tratamentos menos invasivos, com potencial para diminuir a necessidade de cirurgias tradicionais e acelerar a recuperação dos pacientes.
“Essa abordagem, que visa restaurar estruturas e funções de tecidos e órgãos danificados, utiliza uma combinação de estratégias biológicas, como o sangue periférico, o sangue aspirado da medula óssea e a fração vascular estromal de gordura, retirada do tecido adiposo subcutâneo, para melhorar a função de uma condição musculoesquelética. Ambos são utilizados por serem ricos em células e fatores de crescimento de células progenitoras, que podem promover a estabilização e a modulação da cicatrização do tecido” explica Rodrigo Vaz, médico ortopedista do Hospital Orizonti especializado em medicina esportiva.
Dentre as patologias musculoesqueléticas que podem ser tratadas com a medicina ortobiológica, destacam-se as lesões de tendão, musculares e articulares. A técnica tem como objetivo potencializar e modular o processo de reparo tecidual natural do organismo, utilizando substâncias do próprio corpo para realizar essa modulação.
Para garantir a segurança e a eficiência da terapia, o Hospital Orizonti conta com uma estrutura robusta para a coleta, preparação e aplicação dos materiais, incluindo bloco cirúrgico, banco de sangue, equipamentos de ultrassonografia e radiologia, além de uma equipe qualificada de médicos, enfermeiros, auxiliares de enfermagem e anestesistas. A instituição também realiza projetos científicos na área para promover a ciência e respaldar as técnicas evidenciando o comprometimento com a ética e atualização acadêmica.
“O Hospital Orizonti oferece toda a estrutura para que a medicina ortobiológica seja aplicada com segurança e eficiência, desde a coleta e preparação do material até a aplicação guiada por imagem, garantindo o melhor resultado para o paciente.” O acompanhamento com os praticantes de atividades físicas exige uma abordagem integral para a saúde, com especial atenção aos sinais que o corpo emite, cruciais para a prevenção e tratamento de lesões, o que exige alguns cuidados, como dormir bem, ter uma alimentação balanceada e se hidratar.
O especialista em saúde esportiva, doutor Sérgio Campolina, finaliza afirmando que é fundamental que as pessoas entendam que, para se ter resultados, é preciso ter um preparo adequado. “Esse preparo não é só o treinamento da atividade física específica, mas também um preparo do corpo como um todo. É importante fazer avaliações, procurar ajuda antes dos problemas acontecerem”.
Deixe um comentário
Você precisa fazer o login para publicar um comentário.