Como parte da visita de Estado do presidente da França ao Marrocos, foi anunciado que a INNOVX, fundo de investimento marroquino subsidiário do grupo industrial de fertilizantes OCP, está investindo na NetZero, green tech franco-brasileira de remoção de carbono pioneira na produção industrial de biochar a partir de resíduos de culturas em países do hemisfério Sul.
Em um contexto em que a descarbonização se tornou imperativa para responder aos desafios da mudança climática, a INNOVX quer promover modelos agrícolas resilientes, conciliando segurança alimentar e soluções inovadoras com alto impacto ambiental.
O investimento tem por objetivo acelerar a implantação do modelo de biochar desenvolvido pela NetZero para países do hemisfério Sul, incluindo a África. Reconhecido pelo IPCC (Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas) como uma das principais soluções para a remoção de carbono da atmosfera, o biochar também desempenha um papel fundamental na restauração da fertilidade do solo. O produto da NetZero é fabricado a partir de biomassa residual de colheitas e é eficaz em solos com baixa umidade e carentes de nutrientes.
Uma parceria estratégica para ambas as empresas
Para a INNOVX, a parceria faz parte de sua estratégia para descarbonizar as cadeias de valor agrícolas, em linha com a ambição da empresa de contribuir para a luta contra as mudanças climáticas por meio do fortalecimento de sistemas agrícolas mais sustentáveis e resilientes. “Essa parceria com a NetZero faz parte do nosso compromisso de promover a agricultura sustentável, que é essencial não apenas para a segurança alimentar na África, mas também em escala global. Juntos, estamos dando um passo importante no sentido de desenvolver ecossistemas agrícolas inovadores e enfrentar os desafios ambientais e sociais de longo prazo”, afirma Amine Houssaim, diretor administrativo da INNOVX.
De acordo com Axel Reinaud, cofundador e CEO da NetZero, a parceria faz parte da estratégia da green tech de expansão geográfica de suas atividades. “Estamos entusiasmados com a parceria com a INNOVX, que compartilha nossa visão de um futuro sustentável por meio da inovação tecnológica. Juntos, não apenas aceleraremos a produção e o uso do biochar, mas também ajudaremos a criar um impacto ambiental e social”, afirma Reinaud.
Uma tecnologia fundamental para a fertilidade do solo e a remoção de carbono
Semelhante ao pó de carvão, o biochar é um condicionador de solo produzido por meio de pirólise, um processo no qual a biomassa residual é aquecida a temperaturas muito altas, na ausência de oxigênio, para extrair e estabilizar o carbono capturado pelas plantas durante a fotossíntese. Uma vez incorporado ao solo, o biochar melhora a fertilidade de forma sustentável, com um aumento de até 25% na produtividade agrícola. Ele também ajuda a corrigir a acidez do solo, a reter nutrientes e água e a fortalecer a resistência das culturas a secas e ondas de calor.
Ao mesmo tempo, o biochar armazena no solo, por milhares de anos, o carbono inicialmente capturado na atmosfera, contribuindo significativamente para o combate contra a mudança climática.
Uma solução para os desafios climáticos, agrícolas e sociais
O modelo da NetZero se baseia na produção circular e local de biochar em escala industrial no Sul Global, onde a biomassa não utilizada é abundante e particularmente adequada para o uso de biochar, abordando assim vários desafios importantes:
- Clima: ao remover o carbono da atmosfera por milênios;
- Agricultura: melhorando a qualidade do solo e aumentando a produtividade;
- Social: criando empregos e melhorando o padrão de vida dos agricultores nas áreas rurais.
Reconhecimento internacional para o NetZero
Já ganhadora de vários prêmios internacionais, a NetZero foi selecionada, em maio de 2024, como um dos 20 melhores projetos de remoção de carbono do mundo na competição XPRIZE Carbon Removal da Fundação Musk. Desde sua fundação, a empresa também se beneficiou do investimento de grandes grupos, como Stellantis, L’Oréal, CMA CGM e, mais recentemente, do fundo de infraestrutura STOA, para fortalecer sua capacidade de pesquisa e desenvolvimento e implantar novas instalações industriais de grande escala.
Essa nova parceria com a INNOVX contribui ainda mais para o objetivo da NetZero de remover mais de 5 milhões de toneladas de CO2 da atmosfera até 2030, além de melhorar a produtividade agrícola e apoiar a transição para práticas agrícolas mais sustentáveis.
Deixe um comentário