A Prefeitura de Belo Horizonte realiza operação especial de mobilidade neste domingo (27), segundo turno das eleições deste ano. O transporte coletivo municipal será gratuito e contará com reforço de viagens. Serão também realizadas intervenções de trânsito no entorno do Tribunal Regional Eleitoral (TRE), nos cartórios eleitorais e nos principais locais de votação em todas as regionais da cidade.
Agentes da Unidade Integrada de Trânsito (BHtrans, Guarda Municipal e Polícia Militar) vão monitorar o trânsito e a operação do transporte na capital.
Transporte gratuito
O transporte coletivo de Belo Horizonte será gratuito durante todo o dia (de 0h até às 23h59), em todas as linhas de ônibus convencionais, do MOVE e suplementares no domingo (27). Além da gratuidade, serão acrescidas cerca de 5 mil viagens, das 5h às 20h, ao quadro de horários de domingo, representando um acréscimo de 45% na oferta de ônibus. Além disso, o sistema de transporte coletivo municipal operará com as linhas de um dia útil, mas mantendo também os atendimentos típicos de um domingo, como as linhas para o Zoológico e o Parque das Mangabeiras.
Os passageiros devem passar pela roleta, utilizando o Cartão BHBUS, ou, caso não tenham o cartão, solicitar a liberação ao motorista, garantindo assim mais conforto e comodidade e permitindo o uso de todo o espaço disponível no ônibus. Ao utilizar o Cartão BHBUS, nenhum valor será debitado. A medida serve apenas para a contagem de passageiros.
A gratuidade no transporte público coletivo de passageiros da capital em dia de eleição é assegurada pela Lei Orgânica do Município de Belo Horizonte e pela Resolução 23.736/2024 do Tribunal Superior Eleitoral, garantindo que os cidadãos possam exercer o direito ao voto.
Cartazes estão afixados dentro dos ônibus e nas estações de integração e transferência, informando sobre a gratuidade no dia da eleição. Os quadros de horários estão disponíveis no Portal da PBH, indicados como “DOMINGO ELEIÇÃO”. Os passageiros podem acessar as informações da linha por meio do QR Code disponível nos cartazes.
Alterações no trânsito
– Serão implantadas reservas de área (proibição de estacionamento) para facilitar o embarque e desembarque de eleitores e estacionamento de veículos à serviço do TRE.
– A Avenida Prudente de Morais, entre as ruas Barão de Macaúbas e Joaquim Murtinho, será interditada em ambos os sentidos, das 5h de domingo (27) e 5h de segunda (28), no Bairro Cidade Jardim. A travessia da Avenida Prudente de Morais será mantida livre para veículos e pedestres na ligação entre as Ruas Joaquim Murtinho e Tenente Renato Cézar.
Desvios
– Sentido Centro / Bairro
Av. do Contorno (sentido Savassi) / Rua Carvalho de Almeida: Av. do Contorno, Rua Bernardo Mascarenhas, Rua Carvalho de Almeida, Av. Prudente de Morais, seguindo daí o itinerário normal;
Sentido Av. do Contorno (sentido Savassi) / Rua Nunes Vieira (desvio alternativo veículos leves): Av. do Contorno, Rua Paulo Afonso, Rua Nunes Vieira, Av. Prudente de Morais, seguindo daí o itinerário normal;
Sentido Av. do Contorno (sentido Centro) / Av. Prudente de Morais: Av. do Contorno, Rua Joaquim Murtinho, Rua Tenente Renato César, Rua Bernardo Mascarenhas, Rua Carvalho de Almeida, Av. Prudente de Morais, seguindo daí o itinerário normal;
– Sentido Bairro / Centro
Sentido Av. Prudente de Morais / Av. do Contorno (ambos os sentidos): Av. Prudente de Morais, Rua Barão de Macaúbas, Rua Prof. Magalhães Drumond, Av. do Contorno, seguindo daí o itinerário normal;
Transporte Coletivo
Em função da interdição na Avenida Prudente Morais, as linhas 8101 (Santa Cruz / Alto Santa Lúcia), 8103 (Nova Floresta / Santa Lúcia) e 9101 (Alto Vera Cruz / Santa Lúcia) terão os itinerários alterados e pontos provisórios serão criados ao longo do desvio abaixo:
– Sentido Avenida do Contorno (sentido Savassi) / Rua Carvalho de Almeida: Av. do Contorno, Rua Bernardo Mascarenhas, Rua Carvalho de Almeida, Av. Prudente de Morais, seguindo daí o itinerário normal.
Deixe um comentário