Iniciativa do Sebrae Minas e Sindsorvete-MG será realizada no dia 11 de setembro. Inscrições já estão abertas.
O mercado de sorvetes, em Minas Gerais, registrou um crescimento de 16% em 2023 em comparação com o ano anterior, como mostrou dados da Associação Brasileira do Sorvete e Outros Gelados Comestíveis (Abrasorvete). Em todo o estado, são quase 700 empresas atuando no setor, de acordo com a Receita Federal. A diversificação de produtos, a introdução de novos sabores e o investimento em infraestrutura renderam aos mineiros a liderança em inovação no setor, com destaque para a Região Metropolitana de Belo Horizonte.
Para impulsionar ainda mais este mercado, o Sebrae Minas e o Sindsorvete-MG promovem uma série de capacitações continuadas, abordando desde a produção técnica até estratégias de marketing e vendas. O próximo encontro será realizado no dia 11 de setembro, a partir das 14h na capital. O workshop “Os Desafios de Atrair, Engajar e Reter Colaboradores” é destinado a sorveterias e açaiterias da Região Metropolitana de Belo Horizonte. As inscrições devem ser feitas no site da loja do Sebrae Minas.
Um dos grandes desafios do mercado é reter profissionais para o atendimento destes negócios. Por isso, o workshop com duração de quatro horas vai capacitar empresários e gestores de RH que desejam melhorar o engajamento dos colaboradores e diminuir a rotatividade, por meio de estratégias que fortaleçam a marca empregadora e o ambiente de trabalho.
“O evento é a terceira de uma série de capacitações realizadas pelas entidades parceiras, e vai oferecer aos empresários ferramentas para desenvolver uma equipe motivada. O tema desta trilha foi pensado porque sabemos que uma cultura organizacional fortalecida impulsiona a marca, e torna a empresa mais competitiva”, afirma a analista do Sebrae Minas Raissa Soares.
O workshop será ministrado pela palestrante, Rachel Patrocínio, especialista em Administração, Pedagogia e Gestão de Pessoas. Possui experiência como consultora, palestrante e professora universitária, além de ser empreendedora social dedicada ao empoderamento feminino e à autonomia digital de micro e pequenas empresas.
Liberdade para gerir o negócio
A coordenadora do Sindsorvete-MG, Pauline Almeida, destaca que o setor em Minas Gerais é formado, em sua maioria, por pequenos negócios. “Pensando nesses empreendedores, a parceria com o Sebrae Minas não poderia ter vindo em melhor momento. O sindicato não conseguiria fazer isso sozinho. Esta é uma oportunidade que estamos proporcionando, aos que já estão no mercado, ferramentas para estruturar, desenvolver e melhorar os números da empresa”, afirma.
A empreendedora Elizabete Teixeira comanda, há 31 anos, a sorveteria Doce Cascão. Desde o início do negócio, percebeu que enfrentaria desafios e, por isso, tem buscado capacitações para se fortalecer no mercado. “Não sabia onde buscar informações. Ao me associar ao sindicato, conheci o Sebrae e encontrei nas capacitações a liberdade para gerir o negócio. Busquei apoio para finanças, marketing e, depois, o design de loja – por meio do Sebraetec. Minha marca precisava acompanhar as mudanças”, destaca.
Hoje, ela trabalha a sucessão familiar do negócio, que está em sua segunda geração. Apesar das dificuldades do mercado, tem conseguido fortalecer os negócios com quatro lojas, sendo três em Belo Horizonte, e uma em Pedro Leopoldo.”
“A sazonalidade é, sem dúvidas, outro grande desafio. As pessoas que desejam entrar neste mercado devem entender que as vendas não são iguais ao longo do ano. O frio impacta muito, logo, é preciso se preparar financeiramente para este período. Além disso, o empresário deve buscar inovação porque o mercado é competitivo”, explica.
Deixe um comentário