Referência em gestão para o Sistema Único de Saúde (SUS) no Brasil com a aplicação do modelo de atendimento fast track e maior serviço de Oftalmologia do país, a unidade de Oftalmologia do Hospital Evangélico de BH trabalha em três turnos para manter zerada a fila de espera de consultas na especialidade na capital mineira e garantir solução para os problemas identificados pelos pacientes em um número menor de visitas ao médico.
Além de otimizar custos para o SUS e para os pacientes – sobretudo aqueles que não dispõem de condições para arcar com passagens/transporte ou que necessitam de acompanhante – o sistema fast track também amplia a cobertura do atendimento em oftalmologia para a população. “Ajustamos nosso sistema de trabalho para simplificar a vida dos pacientes. Na prática, o que seria resolvido no modelo tradicional em seis visitas, nós conseguimos solucionar em duas, no máximo ou em até 1 mês”, explica o médico oftalmologista e diretor da Oftalmologia HE, João Neves de Medeiros.
Com base nos resultados alcançados, a Oftalmologia HE é considerada pelo Ministério da Saúde como unidade de referência nacional de atendimento e produtividade do Programa Agora Tem Especialista em Ofertas de Cuidados Integrados (OCI), que garante a integralidade de cuidados nas linhas de cuidados oftalmológicos. Esse modelo de gestão também otimiza a oferta do serviço via SUS.
“Ao contrário do que já é realidade em Belo Horizonte, apenas 20% da população brasileira tem acesso ao cuidado oftalmológico. Um número considerável de pacientes precisa receber atendimento em outros municípios, e o deslocamento e demora nas marcações prejudicam muito a qualidade de vida desses indivíduos. Por isso, queremos encorajar outros prestadores do país a também considerarem este contexto”, frisa.
Cuidado integral
O sistema fast track beneficia, de forma direta, pacientes que necessitam do cuidado oftalmológico mais específico como diabéticos, por exemplo. Na unidade, na mesma visita, eles fazem a consulta, os exames de tonometria, retinografia e, se necessário, a tomografia de coerência ótica. E também a receita de óculos, no mesmo dia.
Os pacientes que durante a consulta recebem indicação de cirurgia para correção da catarata, por exemplo, também têm o processo conduzido de forma que só retornem à clínica na data agendada para o procedimento, que é em torno de 1 semana, e realizam exames de sangue e eletrocardiograma também na própria instituição.
Ampliação
Atualmente, a Oftalmologia HE atende média de 1200 a 1500 pessoas/dia em uma estrutura de18 consultórios e um bloco cirúrgico com duas salas. Com trajetória de crescimento de 30% ao ano e expectativa positiva para 2025, a unidade está dobrando a capacidade do seu bloco cirúrgico, com duas novas salas, para garantir a oferta desse tipo de procedimento para pacientes SUS na capital e no interior do Estado. A obra estará concluída em outubro.



