Com a chegada do verão e o aumento esperado dos casos de dengue, a Drogaria Araujo reforçou o estoque da vacina Qdenga (Takeda). Segundo estimativa do InfoDengue e Mosqlimate Dengue Challenge, em parceria com a Fiocruz (Fundação Oswaldo Cruz) e a FGV (Fundação Getúlio Vargas), o Brasil poderá chegar a 1,8 milhão de casos prováveis de dengue em 2026, o segundo maior em número de infecções desde 2010.
A dengue é uma doença infecciosa transmitida pela picada do mosquito Aedes aegypti infectado. A infecção pode apresentar sintomas que variam de febre baixa a febre alta incapacitante, acompanhada de forte dor de cabeça, dor atrás dos olhos, dores musculares e nas articulações, além de erupções cutâneas. Em casos graves, a doença pode evoluir para complicações sérias e até risco de morte.
Para a gerente técnica da Drogaria Araujo, Isabel Dias, a imunização é a principal forma de proteção contra a dengue, especialmente no verão, período de maior proliferação do mosquito transmissor. “É fundamental que a população se antecipe e busque a vacinação, antes do aumento sazonal dos casos, principalmente as crianças e adolescentes. Além disso, o uso regular de repelente é essencial para reforçar a proteção diária contra as picadas do mosquito”, orienta.
Proteção para toda a família
A Araujo disponibiliza vacina Qdenga para pessoas de 4 a 60 anos de idade. O imunizante é administrado em duas doses. A segunda deve ser aplicada com intervalo mínimo de 3 meses após a primeira para garantir a máxima proteção.
Clique aqui e confira a lista das unidades com o serviço de vacinação. Para maior conveniência, o cliente pode adquirir o imunizante pelo site, aplicativo, Drogatel ou WhatsApp da Araujo, com a facilidade de agendar o atendimento na loja de sua preferência. A vacinação é realizada por profissionais capacitados, garantindo segurança, praticidade e orientação correta. Para informações e agendamento, clique aqui.
Além da vacina, a Araujo oferece uma ampla variedade de repelentes em diferentes formulações – sprays, loções e cremes – adequados para toda a família. O uso de repelente é uma medida preventiva fundamental, especialmente durante o verão e em áreas com maior circulação do mosquito Aedes aegypti.
Para quem apresenta sintomas suspeitos de dengue, a Araujo também disponibiliza o exame que identifica a presença do vírus de forma rápida e segura, permitindo o diagnóstico precoce e o início do acompanhamento médico adequado. O exame é especialmente importante para diferenciar a dengue de outras doenças com sintomas similares e para evitar complicações, possibilitando intervenção médica no momento certo.
O exame é feito por meio da coleta de uma pequena amostra de sangue e fornece resultados em até 20 minutos, sem necessidade de jejum ou agendamento prévio. Além de identificar se o paciente está contaminado, o exame também indica se o paciente já teve dengue em outras ocasiões. Importante esclarecer que é possível pegar dengue mais de uma vez porque o vírus tem quatro variantes distintas. A infecção por uma delas não gera imunidade contra as outras.



