
Em apoio ao Outubro Rosa, campanha dedicada à conscientização sobre a prevenção e o diagnóstico precoce do câncer de mama, a BH Iluminação Pública (BHIP) realizou uma ação especial na capital mineira.
Durante todo o mês de outubro, dois dos principais cartões-postais da cidade – o prédio da Prefeitura de Belo Horizonte e a Praça da Estação – ganham iluminação na cor rosa. A iniciativa reforça o compromisso da BHIP com a valorização de causas sociais e demonstra como a iluminação pública pode ser uma ferramenta de sensibilização e engajamento da população.
Um detalhe curioso é que, na Praça da Estação, o sistema de iluminação é totalmente controlado de forma remota. A tecnologia utiliza projetores RGBW, equipamentos de LED que combinam luzes nas cores vermelho (R), verde (G) e azul (B), além de um chip branco (W) dedicado, capaz de gerar uma iluminação mais pura e intensa. Já no prédio da Prefeitura de Belo Horizonte, o efeito é obtido por meio de películas especiais aplicadas aos projetores que iluminam a fachada.
Cuidado e prevenção
Somente neste ano, até agosto, a Secretaria Municipal de Saúde já realizou 55 mil mamografias. A expectativa é terminar 2025 com mais de 83 mil exames. Para isso, a rede SUS- BH conta com um fluxo bem estabelecido para o diagnóstico do câncer de mama.
Na Atenção Primária, com consulta no centro de saúde de referência, é feita a avaliação clínica inicial, quando são realizadas as mamografias de rastreamento para as mulheres assintomáticas – entre 50 e 69 anos, a cada dois anos – e as mamografias diagnósticas para as mulheres com queixas ou alterações do exame clínico – sem limite de idade e de intervalo entre o último exame.
Quando há alguma alteração, a paciente é encaminhada à Atenção Secundária, onde é avaliada por um mastologista. Caso haja a identificação de lesão de alta suspeição e/ou maligna, é feito o encaminhamento ao oncologista para consulta e tratamento do câncer de mama. O tratamento pode ser cirúrgico, com a retirada parcial ou total da mama, quimioterapia ou radioterapia, bem como cuidados de suporte e reabilitação.

Sobre a BHIP
A BHIP é a concessionária de iluminação pública que tornou o município de Belo Horizonte a primeira capital brasileira a contar com parque de iluminação modernizado em LED. Ao todo, 182 mil pontos de iluminação pública foram trocados, o que gerou economia de energia elétrica, melhor iluminação e durabilidade três vezes maior. A concessão foi estabelecida por meio de Parceria Público-Privada (PPP) em 2017 e tem prazo de 20 anos. A BHIP também é responsável por um eficiente e diferenciado plano de manutenção preventiva e corretiva, que garante o pleno funcionamento de todo o parque de iluminação pelo período da prestação do serviço.