Confira as dicas para os primeiros dias letivos.
Para muitos pequenos a vida escolar está só começando e para os pais, os medos e as incertezas permeiam nesse processo de adaptação nessas primeiras semanas de aula. Para Patrícia Miranda, psicóloga e orientadora da educação infantil do Colégio Nossa Senhora das Dores, o processo de adaptação pode levar de quinze a trinta dias após o início das aulas. Em alguns casos, pode levar um pouco mais de tempo. A educação infantil constitui uma experiência necessária de socialização para a criança”, diz.
O ingresso das crianças nas escolas podem criar ansiedades tanto para elas quanto para os pais, pois é o primeiro contato com um grupo de pessoas diferentes das que convivem. Os pais devem se preparar e prepararem também as crianças, diariamente, para a escola com muita conversa “você vai brincar, fazer coisas que em casa você não faz, fazer novos amiguinhos, pintar e ir ao parquinho e mais tarde estaremos juntos para que você me contar tudo”, diz a psicóloga.
A tranquilidade e a segurança dos pais favorecem essa separação transitória. Portanto, eles devem estar tranquilos de que a decisão tomada foi a correta. O CNSD traz dicas para os pais e ajudá-los a se adaptarem nessas primeiras semanas de aula.
Vejam as dicas:
- Converse com a professora e coordenadora sobre a adaptação de seu filho à nova rotina.
- Procure mostrar entusiasmo e segurança ao deixar seu filho na escola.
- Explique para o seu filho que é apenas uma parte do dia que ele irá passar na escola.
- É natural sentir angustia, mas controle a ansiedade. Não diga que vai sentir saudades e nem chore perto dele.
- Não saia escondido e nem sem se despedir ou dizendo que volta logo. Seja honesto com você e com ele.
Informações: AssCom
Deixe um comentário