Mais importante evento do setor em Minas Gerais aposta em vagas limitadas e qualidade da experiência no Parque de Exposição da Gameleira, em Belo Horizonte
Rito primordial da culinária, a transformação da proteína junto às chamas volta a ser celebrada em grande estilo com mais uma edição do Fuegos, principal evento da cozinha de puro fogo de Minas Gerais, marcado para 25 de maio, no Parque de Exposição da Gameleira, em Belo Horizonte. O festival gastronômico mantém a fórmula bem-sucedida que alia programação open food e open bar, reunindo 34 estações com assadores e chefs premiados de todo o país, somada a uma série de atrações musicais, intervenções e ativações.
Neste ano, o Fuegos renova seu voto de fidelidade às suas raízes, adotando um formato ainda mais singular e exclusivo, para garantir conforto e agilidade no acesso às estações. Por isso, a produção avisa de antemão: os ingressos para o 6º Fuegos Festival devem esgotar-se rapidamente.
Sucesso consolidado
Idealizador e curador do Fuegos, o produtor cultural Marcelo Wanderley explica que a decisão de redimensionar o festival para uma abordagem mais intimista nasceu justamente do enorme sucesso de público conquistado em 2023. Após alcançar o maior número de pessoas em sua trajetória, o evento agora avança em uma direção ao conforto, com vagas limitadas e atento à qualidade da experiência de cada participante.
“Nossa edição do ano passado foi a maior na história do festival, uma surpresa emocionante. Ficamos muito gratos e orgulhosos pelo público imenso que nos prestigiou, porém entendemos que a próxima edição deve retomar as raízes do projeto, que é pautado pelas ideias de conceito, conforto e exclusividade“, resume Wanderley.
Além dos alimentos, todos os utensílios utilizados, desde as ferragens, embalagens, carvão, lenha e estruturas, contam com o Selo de Qualidade Fuegos, uma rigorosa curadoria realizada ao longo de meses por uma equipe multidisciplinar para garantir a excelência do evento, que reúne grandes marcas da gastronomia nacional e internacional.
Comunidade do fogo
O formato com menos ingressos à venda representa o retorno do Fuegos às próprias raízes. Concebido como um culto à gastronomia na pura chama, o festival, que integra a plataforma Cumbucca de turismo gastronômico e gastronomia, apresentou a BH técnicas de origens distantes e rapidamente conquistou o público, com uma curadoria atenta a cada detalhe da estrutura, desde a origem das carnes até a qualidade da tábua e da faca. A novidade atraiu outros olhares sobre a cozinha de fogo e despertou interesse em uma nova parcela do público, que passou a consumir e aprender mais sobre o método de cocção.
“Em nossas cinco edições conseguimos completar com excelência nossa missão inicial, que era a consolidação da cozinha de fogo como referência para o público. Agora, voltamos nossa atenção à comunidade que se construiu ao redor do Fuegos, com frequentadores que também se tornaram amigos e passaram a acompanhar com ansiedade cada novidade sobre o festival“, explica Marcelo Wanderley.
Ao longo do ano, entre uma edição e outra, a curadoria do Fuegos mantém um perfil bastante ativo no Instagram com informações e novidades sobre o assunto, por onde costumam se reunir os apreciadores da culinária feita direto nas chamas. Levando em conta este universo que nasceu a partir do evento, a limitação de ingressos funciona para aumentar a qualidade das experiências individuais no festival, mas também garante o espaço necessário para a troca de energias e ideias entre os amantes da cozinha de fogo.
“Esta comunidade que nos orgulhamos de ter ajudado a formar merece a celebração que preparamos para 25 de maio. Voltaremos a nos reunir ao redor do fogo, encantados pela potência da gastronomia em sua vertente mais raiz, mais uma vez enaltecendo o trabalho de quem mantém viva a cultura alimentar brasileira. Nossa chama nunca esteve tão alta“, comemora o idealizador.
Um prelúdio pela capital mineira
À medida que o Fuegos 2024 se aproxima, a cidade de Belo Horizonte se transformará no palco de uma série de ativações, não apenas para aguçar o apetite da comunidade do fogo, mas para fazer com que a cidade inteira participe da contagem regressiva para o festival. “Estamos trazendo a essência do Fuegos para as ruas de Belo Horizonte. Queremos que cada pessoa que participe dessas ativações sinta-se parte de algo maior, antecipando a união e a celebração que o Fuegos representa”, revela Marcelo Wanderley.
Incentivo e valorização dos produtos mineiros
Em parceria com a Associação dos Suinocultores do Estado de Minas Gerais (Asemg) e com o apoio da Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa), por meio do Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA), o Fuegos não apenas oferece aos participantes uma experiência culinária única, mas também destaca o trabalho árduo e a qualidade dos produtos agropecuários do estado. A organização acredita que a colaboração direta com os criadores de animais conecta os participantes do evento à terra e aos insumos essenciais de cada prato preparado.
Fuegos 2024
Data: 25 de maio, a partir das 14h
Local: no Parque de Exposição da Gameleira (Av. Amazonas, 6020 – Gameleira
Ingressos: https://cumbucca.com.br/fuegos-festival-2024/
Realização: Cumbucca (cumbucca.com.br)
Informações: Coruja Comunicação
Deixe um comentário