Colunista - Notícia

20/01 – Feliz dia do Queijo para você também!

Nesta segunda-feira, 20 de janeiro, é celebrado o Dia Nacional e Mundial do Queijo, um dos alimentos mais antigos do mundo, e que por onde passa conquista paladares.  

Por ser extremamente popular, especialmente aqui nas nossas Minas Gerais, não poderíamos deixar esta data passar em branco.

A origem do queijo data, provavelmente, de 5 mil anos atrás e obviamente tem correlação com o leite – seu principal ingrediente. Naquela época, surgiu a necessidade de desenvolver (na Ásia Central e no Oriente Médio), uma forma de preservar o leite por mais tempo, tal estratégia foi a de escoar o soro do leite e salgar a coalhada remanescente. Imagina-se que o resultado então obtido, foi semelhante ao atual queijo feta (um queijo tipicamente grego).

close-up-chef-cutting-cheese-wooden-board_Easy-Resize.com-1-731x1024 20/01 - Feliz dia do Queijo para você também!

Mas como este alimento ficou tão conectado com Minas Gerais (nosso “país”)?

Há relatos da produção do queijo em terras mineiras, desde o século XVIII, sendo útil, na oportunidade, para alimentar as famílias locais e comercializado para outras regiões pelos tropeiros, remetendo-se à descoberta do ouro nas Minas Gerais.

Atualmente, nosso estado é o maior produtor da iguaria no país, sendo responsável por 40% de toda a produção nacional. E a região brasileira que mais consome queijo, é a sudeste, com um nível de aquisição do produto 28% acima da média do país. “Trem bão demais, uai! ”

Como uma boa nutri-mineira que sou, precisava trazer para vocês as vantagens e importância de se ter este alimento tão nutritivo (repleto de história, cultura e conexão), no dia a dia alimentar.

Benefícios do queijo para a sua saúde:

  • Excelente fonte de cálcio (importante na formação e manutenção de ossos e dentes, coagulação sanguínea e na regulação dos batimentos cardíaco);
  • Ótima fonte de proteínas de alto valor biológico – altamente aproveitáveis e absorvíveis (ajuda a promover saciedade, se encaixa em um plano de perda de peso e de ganho muscular);
  • Rico em micronutrientes – vitaminas e minerais (fósforo, potássio, vitaminas D, A, B2 e B12);
  • Pode contribuir na regulação do trânsito intestinal (assim como o iogurte, o queijo também tem alto teor de probióticos que auxiliam no equilíbrio da flora intestinal, evitando prisão de ventre ou diarreia, e aliviando o desconforto de algumas doenças intestinais).
WhatsApp-Image-2025-01-20-at-15.06.41 20/01 - Feliz dia do Queijo para você também!

É preciso mais argumentos para convencer você, leitor, a trazer um queijinho para sua vida?

Então aí vai … De acordo com dados da Embrapa de 2021 (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária), existem mais de 70 tipos de queijo produzidos nacionalmente, destes, o mais vendido é a muçarela (30% do mercado), queijo minas, requeijão e queijo prato (IBGE, 2019).

Escolha o seu preferido, coma e seja feliz e saudável.
*lembrete: você que é alérgico e/ou intolerante, não fique triste, hoje já existe uma versão adaptada desta maravilha (que é o queijo), que poderá ser consumida por você! Infome-se!

Até breve!
Com amor, e um queijinho com café…
Marcela Nutri!

marceladricha 20/01 - Feliz dia do Queijo para você também!


Marcela Rodrigues Rocha
Nutricionista (CRN9 – 5529), especialista em Gastronomia, Mestre em Ciências dos Alimentos e Doutoranda em Engenharia de Alimentos – USP.
@marceladricha

Fotos: FreePick
Referências:
Embrapa https://www.embrapa.br/agencia-de-informacao-tecnologica/tematicas/tecnologia-de-alimentos/processos/grupos-de-alimentos/lacteos/queijos.
IBGE Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Sidra. Disponível em: <https://www.ibge.gov.br/estatisticas/economicas/industria/9042-pesquisa-industrial-anual.html?t=o-que-e&utm_source=landing&utm_medium=explica&utm _campaign=pib>. Acesso em: 20 jan. 2025.