Por Marcela Rodrigues Rocha
No dia 31 de agosto é comemorado o dia do nutricionista, pois foi nessa data a fundação da Associação Brasileira de Nutricionistas (ABN), no Rio de Janeiro, em 1949, com o intuito de melhorar e desenvolver estudos acerca da qualidade da alimentação e de todas as áreas da nutrição, sendo a reponsabilidade atualmente, da ASBRAN – Associação Brasileira de Nutrição.
Os nutricionistas devem ter como foco profissional, melhorar a qualidade de vida e saúde de uma população através dos alimentos. Sendo assim, um bom nutricionista é aquele que auxilia seus pacientes à adquirirem conhecimentos que promovam autonomia alimentar, para seguirem suas vidas independentes e aptos a fazerem boas escolhas alimentícias para sempre!
Infelizmente, ao meu ver, a nutrição hoje é “terra de ninguém”, ou seja, todo mundo sabe, todo mundo fala, dá uma dica, passa uma dieta, monta um cardápio, mesmo sem poder (leia-se: sem ter formação e/ou competência para)!
No entanto, ser respaldado legalmente e pela ciência, ter embasamento técnico-científico, inspirar confiança e promover resultados seguros, é o que diferencia o nutricionista do resto do mundo que sucateia a nutrição e a transforma nesta terra sem lei.
Eu amo ser a Marcela nutri!
Esta minha faceta me realiza como mulher, como ser humano e como profissional!
Eu já fiz dieta de graça, já levei bolo de paciente, já não gostaram do meu método de trabalho, já atendi vítimas do terrorismo nutricional, já pegaram a dieta personalizada que elaborei, e sumiram, já levei mordida no cotovelo durante um exame de bioimpedância (risos…), mas nem por isso eu desisti! (Mais risos…)
Obrigada aos meus ex, futuros e atuais pacientes deste mundão!
Obrigada por acreditar e valorizarem meu trabalho.
Parabéns aos colegas, que nas abrangentes áreas da profissão, têm a saúde do próximo como um propósito!
E para finalizar com uma informação de relevância que não deve ser esquecida: de acordo com a lei Federal 8.234/91 a prescrição (cálculo) de dietas é atividade privativa do nutricionista.
O nutricionista é o único profissional habilitado e capacitado para fazer prescrições dietéticas (de forma exclusiva e individualizada – preferencialmente).
Para ser um nutricionista é preciso fazer o curso de nível superior em uma instituição de ensino reconhecida pelo Ministério da Educação (MEC), logo – blogueiro não é nutricionista, coach não é nutricionista, endocrinologista não é nutricionista, nutrólogo não é nutricionista – a menos que tenham cursado a graduação de 4 anos e serem formados em Nutrição.
Cada profissional com sua competência!
Não procure por “dietas de gaveta”, nem no dr. Google!
Respeite e priorize a sua individualidade!
Como dizia sua mãe:
– “Você não é todo mundo!”
Conte sempre conosco (nutricionistas)!
Com amor!
Marcela Nutri
Marcela Rodrigues Rocha
Nutricionista (CRN9 – 5529), especialista em Gastronomia, Mestre em Ciências dos Alimentos e Doutoranda em Engenharia de Alimentos – USP.
@marceladricha
Fotos: FreePick
Deixe um comentário