
O estudante Marcos Paulo Gonçalves Santos, de 17 anos, será o único mineiro na delegação brasileira que participará da 36ª edição da Olimpíada Internacional de Biologia (IBO 2025). O evento será realizado entre os dias 20 e 27 de julho, em Quezon City, nas Filipinas, reunindo mais de 300 jovens talentos de cerca de 80 países.
Marcos, que é estudante do 3º ano do Ensino Médio do Colégio Prisma, em Montes Claros (MG), integra o seleto grupo de quatro estudantes brasileiros – três participantes são de escolas paulistas – selecionados para a competição, reconhecida como a mais importante do mundo na área da Biologia para alunos pré-universitários.
A seleção dos brasileiros é feita a partir do desempenho na Olimpíada Brasileira de Biologia (OBB), promovida pelo Instituto Butantan, de São Paulo (SP), e uma das mais concorridas do país, com mais de 161 mil inscritos em 2025.
Este ano, Marcos alcançou a 2ª colocação na seletiva nacional e garantiu vaga para a IBO, nas Filipinas. Como parte do processo de preparação, o jovem mineiro participou de uma semana intensiva de capacitação científica no Instituto Butantan, com aulas práticas e teóricas ao lado dos 20 melhores estudantes do país.
Em 2024, ainda no 2º ano do Ensino Médio, o jovem ficou em 6º lugar nacional na OBB, o que o credenciou a representar o país na Olimpíada Ibero-Americana de Biologia, realizada em Havana, Cuba, onde ficou em 4º lugar geral e conquistou uma medalha de ouro. Com uma trajetória marcada por excelência acadêmica e dedicação, o estudante acumula mais de 20 premiações em olimpíadas de conhecimento, como Biologia, Física, Matemática e Português.
“Estudo para isso há muito tempo. Participar da Olimpíada Internacional de Biologia é uma honra, quero muito fazer jus à oportunidade que conquistei” diz Marcos, que agora se prepara para enfrentar as provas teóricas e práticas da IBO 2025, que envolvem temas como biologia molecular, genética, fisiologia e ecologia. “Quero muito ficar bem classificado. O Brasil nunca conquistou uma medalha de ouro, mas vou lutar pelo melhor resultado possível. Meu objetivo é fazer um bom trabalho na competição para ganhar uma medalha”, diz. No evento, Marcos será patrocinado pelo FTD Sistema de Ensino, solução educacional da FTD Educação adotada pelo Colégio Prisma.
Medalha abre portas para a universidade
Focado em resultados, Marcos começou a se preparar para a OBB ainda no 8º ano do Ensino Fundamental, com videoaulas e, posteriormente, livros especializados. “As olimpíadas são extremamente atualizadas. Além das videoaulas, precisei estudar com livros de referência como, Biologia de Campbell e as coleções da FTD, que têm bibliografias e fontes muito boas. Gosto muito das abordagens dos livros da FTD, são melhores que muitas aulas online”, destaca.
Além do reconhecimento acadêmico, a participação na IBO, nas Filipinas, pode abrir novas portas para o futuro do estudante. Marcos planeja cursar Medicina e já vislumbra oportunidades no Brasil e até no exterior. “Universidades como USP e Unesp oferecem vagas para medalhistas olímpicos. Uma medalha olímpica pode mudar uma vida”, conta o jovem, que mora com os pais, um marceneiro e uma professora de Literatura, e vê na Ciência um caminho para transformar sua história. “Quero ser cientista, trabalhar com fármacos e vacinas. Meu foco é contribuir com a saúde humana por meio da ciência”, explica.
A Olimpíada Internacional de Biologia é considerada a maior competição científica do mundo na área. Países como China, Rússia, Irã, Arábia Saudita e Estados Unidos tradicionalmente dominam o ranking por contarem com estruturas avançadas de formação científica. “Eles são treinados em laboratórios desde cedo. Mas a gente também tem muito talento e garra. Acredito no potencial do Brasil”, completa.
Para a FTD Educação, o feito reforça a importância de investir na formação integral dos jovens. “Marcos é o retrato do talento que pode emergir quando há acesso a conteúdo de qualidade e atualizado, apoio escolar e aprendizado completo. O FTD Sistema de Ensino tem como missão potencializar talentos e acelerar resultados — e essa conquista nos inspira a seguir nesse propósito”, afirma a diretora de Marketing da FTD Educação, Roberta Campanini.
Deixe um comentário
Você precisa fazer o login para publicar um comentário.