
Depois de cinco edições na cidade de Belo Horizonte, o Slam Avoa, Amor – Edição Poesia no Beat, da Coletiva Avoante, chega à sua final no próximo sábado, 9/8, na Pista de Skate do Barreiro (Praça Cristo Reina, Av. Afonso Vaz de Melo, em frente ao número 1.001), às 18h. Seis finalistas se enfrentam com o desafio de sempre: declamar poesias que falem do amor em suas múltiplas expressões. A entrada é gratuita e aberta ao público.
Participam da competição as e os poetas Mel MC, Hadassa, JP, Bim Oyoko, Bruxa Poeta e Amazonita, que venceram as últimas edições do Avoa, Amor. A pessoa ganhadora levará um prêmio no valor de R$ 350 e uma vaga no Slam MG, campeonato estadual de poesia falada. A noite ainda conta com duas outras atrações: o som do DJ Junky e a Batalha de Rimas FaráOeste, em collab com a DTR, valendo vaga no aniversário da coletiva NuTrilhar.
A edição final do Poesia no Beat encerra um circuito de eventos de poesia falada nas regiões do Barreiro, Norte e Centro-Sul. Segundo Joi Gonçalves, co-idealizadora e integrante da Coletiva Avoante, o projeto mantém a vocação do Avoa, Amor de ocupar o espaço público com versos de amor, ao mesmo tempo em que propõe reinvenções por meio da parceria com produtores musicais, batalhas de rima e músicos locais.
“Entendemos que as batalhas de rap, os slams e os saraus precisam caminhar juntos. Tudo isso é trabalho com a oralidade, com a potência da voz. As colaborações com batalhas de rima serviram pra juntar públicos, mobilizar mais gente, mostrar que tudo isso anda junto e faz sentido junto. As atrações musicais também ajudaram a expandir os encontros, criando intercâmbios culturais e múltiplas formas de viver a palavra”, conta.
Ao longo de quase oito anos, o Slam Avoa, Amor vem percorrendo a cidade de Belo Horizonte com muita resistência, correria e afeto. Mesmo com os impactos da pandemia sobre os eventos culturais, a cada edição o Slam reafirma seu propósito de acolher múltiplas expressões e mostrar novos caminhos para quem escuta e aparaquem fala. “O Avoa tem esse lugar especial: incentiva que as pessoas falem de amor. E traz identificação. Escutamos muito que, depois de irem ao Avoa, as pessoas voltam a escrever ou começam a escrever”, celebra Joi.
Este projeto é realizado com recursos da Lei Municipal de Incentivo à Cultura de Belo Horizonte / Edital Descentra.
Sobre a Coletiva Avoante
A Coletiva Avoante é um grupo que se dedica à promoção da poesia e literatura marginal em Minas Gerais desde sua fundação, em 2017. Seu principal evento, o Slam Avoa, Amor, é uma variação do Slam poético tradicional, onde os poetas competem recitando poesias originais com temática de amor.
Além do Slam, a coletiva organiza um sarau itinerante, e produz vídeos de poesia, oficinas e outras atividades relacionadas à literatura, proporcionando um espaço para a expressão e experimentação poética.
Ao longo dos anos, a Coletiva Avoante vem desempenhando um papel relevante na cena literária local, comprometida com a democratização do acesso à arte e cultura na Região do Barreiro e em toda Belo Horizonte. Atualmente é composto por Bubu, Joi Gonçalves, Thamara Selva e Leandro Zerê.
Deixe um comentário
Você precisa fazer o login para publicar um comentário.