Notícia

Lápis Raro cria nova marca turística para a cidade de Belo Horizonte

Belo Horizonte acaba de lançar sua nova marca turística. Criada pela agência Lápis Raro, o projeto surge para divulgar a capital mineira como destino turístico de lazer e negócios, orientando as estratégias de comunicação e marketing da Prefeitura. A ideia é apresentar Belo Horizonte para o mundo como um destino contemporâneo, hospitaleiro e vibrante.

Como ponto de partida da iniciativa, agência e Prefeitura encomendaram um extenso estudo ao Instituto Mercadológica, que ouviu moradores, belo-horizontinos ausentes, turistas de lazer e negócios, atores da indústria do turismo nacional e até pessoas que nunca estiveram na cidade. O objetivo foi entender a percepção desses grupos sobre o que melhor representa Belo Horizonte e as associações emocionais sobre a cidade e seus símbolos. 

“Foi muito rico ouvir um público tão diverso, que nos trouxe insights importantes sobre a imagem da cidade e seus habitantes e sobre seu potencial de atração. Fizemos também um benchmarking bem amplo, estudando outras experiências bem sucedidas de place branding, como Amsterdam, Porto, Bolonha e Nova Iorque e tudo isso virou insumo para a equipe criativa” relata Juliana Sampaio, gerente de planejamento da Lápis Raro.

“Desde o início, focamos em uma marca que fosse além do nome da cidade e tivesse força de manifesto. Que não se fixasse apenas em um ícone e trouxesse essa ideia de movimento, acolhimento e hospitalidade. Outro desafio estava exatamente no nome: Belo Horizonte ou BH? Escolhemos usar os dois: Belo Horizonte é lugar, BH é sentimento. É nessa esquina que a cidade se encontra. Nossa marca é um convite.”, conta Cris Cortez, CCO da Lápis Raro. 

A nova marca reflete a essência vibrante, criativa e acolhedora de BH, visão compartilhada por todos os grupos pesquisados. Em breve, toda a identidade será colocada em domínio público, para que possa ser incorporada pelo trade turístico, como hotéis, bares, restaurantes e outros empreendimentos, além de ser utilizada em feiras internacionais, eventos estratégicos e grandes momentos como Carnaval e a Copa do Mundo Feminina de 2027, da qual BH será uma das sedes.