A Coca-Cola FEMSA Brasil, maior fabricante do sistema Coca-Cola no mundo em volume de vendas, em parceria com a Aliança Empreendedora, encerrou a edição 2025 do programa Empreenda Como Uma Mulher em Minas Gerais superando a meta de participantes. Ao todo, 1.187 mulheres empreendedoras concluíram a capacitação em seis municípios do estado.
A iniciativa impactou mulheres de diferentes perfis, segmentos e realidades. Belo Horizonte concentrou 35% das participantes, seguida por Betim (27%) e Itabirito (17%). Nova Lima respondeu por 11% do público atendido, enquanto Brumadinho e Moeda representaram, juntas, 10% das empreendedoras capacitadas.
Ao longo do programa, as participantes passaram por uma jornada multiformato, que combinou encontros presenciais, conteúdos educativos via WhatsApp e mentorias individuais. A proposta foi oferecer acesso prático e flexível aos temas planejamento estratégico, gestão financeira, marketing, vendas e fortalecimento de redes de contato, respeitando a rotina intensa das empreendedoras.
Empreendedora de Itabirito, Maria do Carmo destaca o aprendizado ao longo do curso. Na finalização do programa, ela foi premiada com produtos para ativação de seu ponto de venda (PDV). “Aprendi muitas coisas e tirei muitas dúvidas. Também não esperava ser premiada na formatura e fiquei muito feliz de ser sorteada”, relata.
Para Cristiane Almeida, de Belo Horizonte, a capacitação trouxe clareza sobre o próprio negócio. “Estou saindo do Empreenda com a mente de uma empreendedora, não só mulher. Eu vejo que tenho um negócio mais amplo do que eu pensava. Porque eu caminhava sem uma direção e hoje eu encontrei uma”, conta.
Já em Betim, Rosana Araújo ressalta o impacto da formação na sua trajetória. “Fiquei muito feliz de ter a oportunidade de estar nesse curso e conquistar o certificado que vai fazer uma diferença muito grande. Gostei muito das dinâmicas, das mentorias e me senti muito acolhida também”, afirma.
Essa foi a segunda edição do Empreenda Como Uma Mulher em Minas Gerais e representou um crescimento de quase 80% no número de mulheres impactadas em relação à edição anterior. Segundo Fabiana Taislam, head de ESG e Comunicação Externa da Coca-Cola FEMSA Brasil, o resultado reforça o compromisso da companhia com o desenvolvimento social e econômico das regiões onde atua. “Investir em capacitação e no fortalecimento de redes de apoio é uma forma efetiva de promover autonomia, geração de renda e desenvolvimento, especialmente nos territórios onde estamos presentes”, afirma.



