A nova criação do Camaleão Grupo de Dança, intitulada “Recriar”, estreia oficialmente no dia 26 de outubro, às 11h30, na Praça da Assembleia, em Belo Horizonte. Com direção coreográfica de Inês Amaral e Vanilton Lakka, a montagem é um resultado de um processo de pesquisa e de criação coletiva que contou com a participação dos cinco bailarinos que estão em cena. As apresentações gratuitas seguem no dia 1º de novembro, na Praça Marília de Dirceu, em Contagem, e no dia 8 de novembro, na Praça da Liberdade.
Pensado para ser apresentado em espaços públicos, “Recriar” nasce do desejo de retomar o convívio e a escuta em tempos de distanciamento e velocidade. A obra propõe um mergulho na urgência do encontro e da presença, convidando o público a reaprender a estar junto — de forma leve, criativa e consciente.
Cinco intérpretes — Dalton Walisson, Isabela Guerra, Ivo Igino, John Morais e Mariana Chalfum — exploram, por meio do corpo e do jogo, a potência do lúdico, da simplicidade e da atenção ao outro. O espetáculo convida à prática viva da convivência, como exercício de escuta, cooperação e criação compartilhada.
“A criação coletiva é a essência do Recriar. Cada intérprete trouxe suas vivências, corpos e percepções para a cena, onde juntos construímos uma obra que reflete o diálogo, o respeito e a escuta como fundamentos da dança e da convivência humana”, destaca Inês Amaral, uma das diretoras.
“Apresentar a dança em espaços públicos é também uma escolha política e poética: queremos levar a arte para lugares onde as pessoas passam, trabalham e vivem, rompendo as fronteiras entre o palco e a rua, entre o artista e o cidadão. A cidade torna-se palco e o encontro da Arte”, complementa Marjorie Quast, diretora geral e fundadora do grupo.
Este Projeto também contempla oficinas ministradas durante seis meses pelo grupo para bailarinos em formação. “Encontro” é o momento em que o grupo apresenta a expressão final desse percurso, revelando ao público a força criativa e transformadora das ações formativas vivenciadas. É uma semente de tudo o que está por vir. Um convite a seguir juntos, recriando não apenas o que vemos, mas o modo como escolhemos estar no mundo.
SOBRE O CAMALEÃO GRUPO DE DANÇA
Fundado em 1984 pela diretora Marjorie Quast, o Camaleão Grupo de Dança é um dos mais importantes e longevos coletivos de dança contemporânea do Brasil, com 41 anos de trajetória. Reconhecido como patrimônio cultural de Minas Gerais, o grupo soma 21 montagens assinadas por 14 coreógrafos nacionais e internacionais e mais de 50 prêmios ao longo de sua história.
Em parceria com o NÚCLEO ARTÍSTICO, escola criada em 1978, criam, incentivam, e divulgam a dança, cumprindo com o seu compromisso social de educadores e difusores culturais. Como parte desse compromisso em parceria com IUBH desde 2007, o Camaleão desenvolve também um projeto social de formação que atende por volta de 200 jovens e crianças de comunidades carentes, cumprindo seu compromisso com a educação e a difusão da dança.
O Projeto Recriar é viabilizado com recursos da Lei Federal de Incentivo à Cultura e conta com o patrocínio de do IUBH ( Instituto Unimed -BH), Mason Holdings e Veminas Caminhões e Ônibus.
Deixe um comentário
Você precisa fazer o login para publicar um comentário.