 
				
			Pioneira no Brasil na tokenização de imóveis, a Construtora Sudoeste inova mais uma vez e traz ao mercado imobiliário mineiro a possibilidade de aquisição de imóveis por meio do fracionamento. Referência em empreendimentos de alto padrão, a construtora prepara a oportunidade junto com o lançamento da linha ALDEA localizado no bairro Funcionários.
A proposta traz para o mercado um modelo que democratiza o investimento imobiliário. Com a possibilidade, o investidor poderá adquirir frações de imóveis mobiliados e decorados, prontos para locação imediata.
“Com a proposta, ampliamos o acesso ao mercado imobiliário de alto padrão, antes restrito a grandes investidores. Agora, é possível diversificar a carteira comprando frações de imóveis, o que dá ao investidor a oportunidade de participar de um negócio sólido, com retorno potencial e menor barreira de entrada”, explica Danilo Dornelas, diretor executivo da Construtora Sudoeste.
Além do fracionamento, o empreendimento ALDEA Pernambuco será 100% tokenizado, tecnologia que permite transformar um ativo real em ativo digital por meio da plataforma mundial Blockchain, tecnologia que funciona como um livro de registros digital, descentralizado e seguro, usado principalmente para registrar transações de forma transparente e à prova de fraudes.

Como funciona
Cada unidade do empreendimento foi estruturada em 10 frações independentes, todas com registro em cartório, garantindo a mesma proteção legal de um imóvel integral. Isso significa que cada fração é reconhecida juridicamente como um direito real, assegurando segurança e transparência ao investidor.
Outro diferencial é que os apartamentos fracionados podem ser entregues decorados e mobiliados, em um padrão premium, prontos para locação imediata. O pacote de decoração e mobília de cada unidade soma R$ 70 mil, já incluso no modelo de negócio, acelerando o retorno sobre o investimento.
Para assegurar boa governança, cada unidade fracionada contará com uma convenção própria, estabelecendo regras claras de uso, manutenção e gestão entre os titulares. O enxoval das áreas comuns será rateado proporcionalmente à fração adquirida, trazendo ainda mais previsibilidade e equilíbrio ao modelo. Além disso, há possibilidade de recompra Futura mediante condições contratuais específicas. A gestão é 100% Aldea, ou seja, gestão da unidade, revenda do fracionamento e locação sem entraves para o investidor.
O projeto foi pensado especialmente para otimizar o custo/benefício e potencializar a rentabilidade via aluguel, razão pela qual as unidades não possuem vaga de garagem, reduzindo custos fixos e aumentando a atratividade do retorno.
Segundo Danilo Dornelas, diretor executivo da Construtora Sudoeste, a proposta é levar a democratização do investimento imobiliário a outro patamar. “O fracionamento é o futuro do setor imobiliário, e a Sudoeste está orgulhosa de trazer essa inovação para Minas Gerais. Essa inovação segue uma tendência mundial que vem transformando o mercado imobiliário, uma vez que a aquisição em frações traz maior liquidez ao setor, aumenta a segurança jurídica das transações e facilita a diversificação da carteira de investimentos.”, diz Dornelas.
O empreendimento
O ALDEA Pernambuco apresenta studios e apartamentos de 1, 2 e 3 quartos, com metragens de 33 m² a 109,78 m². O projeto conta com fachada assinada pelo escritório Dávila Arquitetura e áreas comuns projetadas pela Óbvio, unindo sofisticação, tecnologia e design em uma das localizações mais estratégicas de Belo Horizonte.
Todas as unidades podem ser entregues mobiliadas e decoradas, prontas para locação, o que reforça o apelo do investimento fracionado: o comprador não precisa se preocupar com reformas ou adaptações para colocar o imóvel no mercado. “Com o ALDEA Pernambuco, unimos sofisticação, localização privilegiada e inovação, oferecendo uma nova experiência para quem deseja investir com segurança e diversificação”, completa Danilo Dornelas.
Sobre a Sudoeste
Com mais de 30 anos no mercado imobiliário de Belo Horizonte, a Construtora Sudoeste se destaca por projetos que combinam estética, funcionalidade e qualidade construtiva. Com a bandeira ALDEA, a empresa oferece um conceito de moradia que alia conforto, modernidade e sustentabilidade.
