A Prefeitura de Belo Horizonte ativa nesta sexta-feira (13) o Posto de Comando para o monitoramento do Carnaval no Centro Integrado de Operações (COP-BH). Equipes em plantão presencial e virtual garantirão o monitoramento ininterrupto do Carnaval por meio das mais de 5 mil câmeras espalhadas pela cidade.
Serão mais de 500 profissionais atuando para garantir a mobilidade urbana, o ordenamento do trânsito, a priorização do deslocamento de veículos de emergência (como ambulâncias e viaturas), o acompanhamento de possíveis ocorrências de defesa civil e de fiscalização, a limpeza urbana e a manutenção da ordem pública.
O Posto de Comando do COP-BH é formado por representantes de 19 instituições, como Belotur, BHTrans, Secretaria Municipal de Saúde, Secretaria Municipal de Direitos Humanos, SLU, polícias Militar e Civil e Corpo de Bombeiros. O trabalho conta ainda com 280 equipes distribuídas em 203 vans volantes, compostas por guardas civis municipais, fiscais e auxiliares de fiscalização.
Drones serão empregados em sobrevoos estratégicos que permitirão a captação de imagens dos trajetos dos blocos e de áreas com grande concentração de público. Esses equipamentos serão operados pela Guarda Municipal, PM, Bombeiros e Polícia Civil, com imagens transmitidas em tempo real para o Posto de Comando no COP-BH.
Unidades móveis das forças de segurança também estarão estrategicamente posicionadas na cidade, como as Unidades de Segurança Preventiva (USP) da GCMBH, as carretas do Centro Integrado de Comando e Controle Móvel (CICCM), o ônibus de monitoramento e atendimento da PCMG e as Plataformas de Observação Elevada (POE) da PMMG.
Atuação da Guarda Civil Municipal
A Guarda Civil Municipal de Belo Horizonte (GCMBH) contará com um planejamento operacional voltado à prevenção de ilícitos, à proteção do patrimônio público e à promoção da segurança e da tranquilidade de moradores, trabalhadores e foliões.
Cerca de 2,4 mil guardas municipais atuarão ao longo de todo o período oficial da folia, incluindo o pré-carnaval, distribuídos em escalas que garantirão presença nas ruas da capital. Esse efetivo permitirá manter, em média, aproximadamente 800 guardas municipais empenhados por turno de serviço, realizando patrulhamento preventivo a pé e com o apoio de mais de 150 viaturas.
A atuação dos agentes terá como foco o policiamento preventivo, com atenção especial ao combate à importunação sexual, buscando ampliar a sensação de segurança e assegurar um ambiente festivo seguro, respeitoso e acolhedor para todos. Os agentes também apoiarão as equipes de fiscalização, atuando no combate a irregularidades.
Dentre as ações especializadas, destaca-se a atuação do Grupamento de Proteção à Mulher, composto por guardas femininas, que estará nas ruas orientando mulheres sobre como proceder em situações de importunação sexual, constrangimento ou ameaça.


