A Black Friday de 2024 no Brasil está prestes a bater recordes de faturamento, segundo especialistas e previsões do mercado. A estimativa, de acordo com o estudo ‘Panorama do Consumo | Black Friday 2024’, realizado pelo Mercado Livre e Mercado Pago, é que que 85% dos participantes pretendem comprar na Black Friday deste ano, um aumento de 5 pontos percentuais na comparação com igual período do ano passado.
A expectativa positiva é impulsionada por uma série de fatores, incluindo estratégias de marketing mais agressivas por parte das empresas e ofertas que se estendem por mais dias. “Estamos vendo uma preparação intensa por parte do varejo, que busca se antecipar às necessidades dos consumidores e oferecer descontos realmente atrativos, além de prolongar o tempo desses descontos, com ofertas como Black Week e Black Month”, afirma Fernando Sette Jr., economista e docente do Centro Universitário UniBH.
E mesmo com o dólar a R$ 5,78, o varejo está confiante no aumento das vendas para essa época do ano. O otimismo é embalado por estratégias de antecipação de estoques e maior renda disponível das famílias. Mas com produtos importados tradicionais nesta época do ano nas alturas, o desafio é fazer caber no bolso, por exemplo, os itens eletrônicos, que costumam liderar a lista de desejos dos consumidores.
Deixe um comentário