
Cada animal é único, assim como suas necessidades. O laboratório de manipulação da Drogaria Araujo, um dos maiores do Brasil, oferece medicamentos personalizados para pets,garantindo eficácia, segurança e praticidade no momento da administração. Com a manipulação, é possível criar fórmulas específicas para cada animal, combinando diferentes substâncias em um único medicamento. Dessa forma, elimina-se a necessidade de múltiplas doses, simplificando a rotina do tutor e reduzindo o estresse do pet.
O serviço de manipulação permite que os medicamentos sejam adaptados às necessidades de cada animal, levando em conta idade, porte, condição de saúde e eventuais restrições alimentares. Entre as opções oferecidas estão biscoitos medicamentosos, pastas orais e soluções líquidas, todos com sabores que agradam os pets, como carne e peixe, tornando a administração mais simples e prazerosa.
Os biscoitos podem ser preparados com a dosagem exata indicada pelo veterinário, garantindo que o pet receba o tratamento correto de maneira prática e segura. Já as pastas orais podem ser aplicadas diretamente na boca do animal ou misturadas ao alimento, aumentando a aceitação, enquanto as soluções líquidas permitem absorção rápida e efeito mais ágil.
Para a gerente do laboratório de manipulação da Araujo, Angela Berti, a manipulação de medicamentos veterinários transforma a forma como os tutores cuidam da saúde de seus pets. “Com fórmulas personalizadas, cada animal recebe a dose exata, sem o estresse de comprimidos difíceis de administrar. Essas preparações são desenvolvidas para tratar doenças e condições específicas, formulados considerando as características fisiológicas e metabólicas de diferentes espécies, como cães, gatos, aves, equinos e outros animais”, afirma.

Principais vantagens das fórmulas veterinárias manipuladas
Além da personalização e do sabor, a manipulação permite combinar diferentes princípios ativos em uma única fórmula, inclusive em versões sem corantes ou conservantes, tornando o tratamento mais seguro e eficiente. Substâncias de uso exclusivo veterinário, como oclacitinib, pimobendan e trilostano, são manipuladas para tratar condições específicas, como dermatites alérgicas, cardiopatias e hiperadrenocorticismo em cães, respectivamente. Com essa flexibilidade, a rotina de administração de medicamentos se simplifica, reduzindo o número de doses e medicamentos, sempre respeitando a prescrição veterinária.
Estrutura e capacidade do laboratório
O laboratório de manipulação da Araujo, localizado no bairro Gutierrez, em Belo Horizonte, produz aproximadamente 1.200 fórmulas por dia e conta com mais de 230 funcionários, incluindo 18 farmacêuticos que supervisionam cada etapa da produção.
Além dos medicamentos veterinários feito em capela exclusiva, o laboratório manipula para humanos cápsulas, sachês solúveis, cremes, géis, shampoos, fórmulas homeopáticas, vitaminas e suplementos, em formatos diferenciados como gomas, chocolates e pirulitos, atendendo às necessidades específicas de cada paciente e garantindo tratamentos personalizados e eficazes.
“A personalização permite que os animais e também os pacientes recebam tratamentos feitos sob medida, seguros e adaptados às suas necessidades. Aliada à tecnologia e ao rigor no controle de qualidade, garante um serviço confiável e de alta qualidade”, explica Angela Berti.
Inovação e perspectiva de crescimento
O laboratório segue os padrões do MAPA (Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento), manipulando tanto insumos exclusivos veterinários quanto de uso humano, incluindo suplementos, vitaminas e substâncias de controle especial, como a gabapentina.
Com a demanda crescente por medicamentos personalizados, a Araujo projeta crescimento de 20% entre 2024 e 2025, consolidando-se como referência em fórmulas manipuladas para animais e humanos, com tecnologia de ponta, segurança e flexibilidade para atender prescrições complexas.
Deixe um comentário
Você precisa fazer o login para publicar um comentário.