Ação do Comunidade Empreendedora é uma iniciativa do Sebrae Minas e Sedese que busca capacitar pequenos negócios da região; Atividade será no dia 4 de julho
Formado por oito grandes vilas e favelas e com população em torno de 50 mil habitantes, divididos em 13 mil moradias, conforme dados da Prefeitura de Belo Horizonte, o Aglomerado da Serra é mais uma comunidade a receber o programa Comunidade Empreendedora.
Lançado em 2023, o programa é uma realização do Sebrae Minas e da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Sedese), que tem como objetivo incentivar a iniciativa empreendedora e impulsionar a competitividade dos pequenos negócios localizados em vilas e favelas do estado. A iniciativa busca ainda melhorar a gestão desses empreendimentos, estimulando a cooperação, criatividade e gerando novas oportunidades de negócios, trabalho e renda em comunidades do estado.
Desde o dia 18 de junho, os empreendedores do Aglomerado da Serra estão passando por uma série de capacitações, além de suporte individual oferecido pelo programa. A próxima ação já está marcada para o dia 4 de julho, das 9h às 17h, com a presença da Sala Mineira Itinerante de Belo Horizonte.
Serão realizados atendimentos individuais para orientação de negócios e operações relacionadas ao Microempreendedor Individual (MEI), como: abertura e alteração de dados, emissão de alvará imediato, baixa, cadastro e emissão de nota fiscal eletrônica, consulta de viabilidade, declaração anual de faturamento, Guia DAS, parcelamento da dívida ativa e SIMEI, e regularização de débitos. Os atendimentos serão realizados por ordem de chegada, no Projeto Itamar, localizado na Rua Serenata, 63 – Serra.
A analista do Sebrae Minas Delaine Cordeiro reforça a importância da chegada do projeto na região e, por isso, o ciclo de capacitações contará ainda com a apresentação de soluções para atender as necessidades da gestão dos negócios. “Ainda na programação, os empreendedores vão receber formações voltadas para Inteligência emocional, atitude empreendedora, atendimentos para MEI, modelo de negócio, precificação e marketing digital. É uma oportunidade de transformar a realidade local por meio do empreendedorismo”, afirma.
De acordo levantamento feito pelo Sebrae Minas, a maioria dos 1,7 mil empreendedores já mapeados na comunidade está na informalidade e exerce atividades voltadas para o setor de serviços, como construção civil, beleza, alimentação, moda e saúde. Apesar de ser a principal renda da casa (60%), a taxa de mortalidade dos negócios é alta e os números comprovam esse cenário.
Do total de negócios entrevistados, apenas 135 têm mais de cinco anos de mercado, e 86% afirmaram que não costumam controlar a entrada e a saída de dinheiro.
Sobre o Aglomerado
O Aglomerado da Serra tem uma área total de 1,4 milhão de metros quadrados e faz limite com os terrenos da Fundação Benjamin Guimarães (Hospital da Baleia) e do Parque das Mangabeiras, assim como com os bairros Paraíso, Santa Efigênia, São Lucas e Serra. O local é constituído pelos bairros Nossa Senhora Aparecida, Nossa Senhora de Fátima, Nossa Senhora da Conceição, Cafezal, Fazendinha, Chácara, Novo São Lucas e Marçola. A comunidade conta com diversos projetos sociais e culturais e tem sua economia concentrada nos setores de Comércio e Serviços.
Programa Comunidade Empreendedora
Comunidades de Belo Horizonte já começaram a receber capacitações, como o Morro das Pedras. Cerca de 24 empreendedores participam, desde o dia 29 de abril, da Jornada Gastronômica. Com atividades voltadas para produção de pratos, precificação, boas práticas na alimentação, delivery, precificação e ficha técnica, as atividades estão previstas para serem encerradas no fim deste mês.
Na Comunidade Bacia dos Camarões, no Barreiro, foram capacitados 30 empreendedores, de abril a maio deste ano. Também já estão em fase de diagnóstico as regiões do São Gabriel, do Conjunto Taquaril, do Alto Vera Cruz e Granja (região Leste), da Ventosa e do Barreiro.
Em 2024, o Sebrae Minas, em parceria com o Governo de Minas (Sedese) implementou o programa Comunidade Empreendedora em 13 vilas e favelas do estado, contemplando os municípios: Belo Horizonte, Betim, Divinópolis, Montes Claros e Uberlândia. As comunidades foram selecionadas conforme diagnóstico do adensamento de potenciais empreendedores, das lideranças minimamente estruturadas e da abertura para receber capacitações das instituições envolvidas no projeto.
Calendário de atividades – Próximas ações
4 de julho | 9h às 17h | Sala Mineira Itinerante de Belo Horizonte – Atendimento individual |
*Obs.: O atendimento será por ordem de chegada
9 de julho | 9h às 12h | Oficina: Como estruturar seu modelo de negócio
16 de julho | 9h às 11h | Palestra: Precificação (Valor e Preço)
23 de julho | 9h às 12h | Oficina Redes sociais para negócios
30 de julho | 9h às 12h | Oficina: Fotografia para negócios
6 de agosto | 9h às 11h | Palestra – Diálogo empresarial Atendimento ao cliente
Deixe um comentário