Notícia

Slam Avoa, Amor leva poesia falada ao Aglomerado da Serra, com pocket show de Marquim D’Morais

“Todo mundo aqui presente não quer mais falar de dor. Então vamos falar de quê? Vamo falar de amor!”. É com esse grito que a Coletiva Avoante convida para mais um encontro do Slam Avoa, Amor – Edição Poesia no Beat. Neste sábado, 14/6, às 18h, a competição de poesia falada sobre o amor – nas mais diversas formas – chega ao Centro Cultural Vila Fátima (Rua São Miguel Arcanjo, 215 – Nossa Senhora de Fátima, Belo Horizonte), no Aglomerado da Serra. A Batalha da P7 é convidada especial do evento, que também conta com pocket show do multiartista Marquim D’Morais. A entrada é gratuita e aberta ao público.

Como nas edições anteriores, a dinâmica do Slam segue o formato tradicional: inscrições abertas no local e declamação de poesias autorais de até três minutos, sem acompanhamento musical nem uso de elementos cênicos. O júri é composto por pessoas do público, e a pessoa vencedora leva para casa um kit do Avoa, Amor e um beat exclusivo para seu poema, criado por produtores musicais locais. As composições serão reunidas em um audiobook gratuito, a ser lançado nas redes sociais da Avoante.

Nesta edição, o Slam convida a  Batalha da P7, movimento cultural que desde 2021 promove a cultura Hip-Hop por meio de batalhas de rima semanais na Praça Sete de Setembro, no centro da capital mineira.

A noite contará, ainda, com pocket show de Marquim D’Morais, multiartista nascido e criado no Aglomerado da Serra. Cantor, compositor, poeta, mestre de capoeira e agitador cultural, Marquim tem mais de 25 anos de trajetória nos movimentos culturais e sociais da capital. Em carreira solo há 15 anos, ele é uma das vozes mais autênticas da cena independente local, levando a bandeira da música autoral e das iniciativas coletivas que florescem nas margens — como território e como resistência.

O projeto Poesia no Beat já realizou três edições, no Barreiro e na Zona Norte de BH, com o propósito de descentralizar e democratizar o acesso à produção cultural. Em agosto, no evento final do projeto, as e os vencedores das edições anteriores disputarão um prêmio no valor de R$ 350 e uma vaga no Slam MG, campeonato estadual de poesia falada. 

O projeto é  realizado com recursos da Lei Municipal de Incentivo à Cultura de Belo Horizonte / Edital Descentra.

Sobre a Coletiva Avoante

A Coletiva Avoante é um grupo que se dedica à promoção da poesia e literatura marginal em Minas Gerais desde sua fundação, em 2017. Seu principal evento, o Slam Avoa, Amor, é uma variação do Slam poético tradicional, onde os poetas competem recitando poesias originais com temática de amor.

Além do Slam, a coletiva organiza um sarau itinerante, e produz vídeos de poesia, oficinas e outras atividades relacionadas à literatura, proporcionando um espaço para a expressão e experimentação poética. 

Ao longo dos anos, a Coletiva Avoante vem desempenhando um papel relevante na cena literária local, comprometida com a democratização do acesso à arte e cultura na Região do Barreiro e em toda Belo Horizonte. Atualmente é composto por Bubu, Joi Gonçalves, Thamara Selva e Leandro Zerê.