G-WK3E5P3TNV

Mestranda da UFMG lança jogo da memória com as figuras Adinkra para celebrar o mês da Consciência negra

Tempo de leitura: 7 min

em 04/11/2025

Mestranda da UFMG lança jogo da memória com as figuras Adinkra para celebrar o mês da Consciência negra

A mestranda em Educação da UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais), Sara Negritri realiza o lançamento do “Adinkra-Tri: Jogo da Memória dos Ancestrais”; no dia 10 de novembro; às 18h no Jardim Mandala localizado no prédio da FAE, na UFMG. O jogo consiste em uma atividade lúdica e educativa que estimula o exercício cerebral, a criatividade, além de convidar os participantes a simbolicamente reconstruírem e recuperarem a memória e sabedoria ancestral. Seu conceito demonstra que quem vence o jogo não é apenas quem tem mais acertos, mas quem demonstra sabedoria, generosidade e espírito comunitário.

O jogo foi criado para contribuir com ensinamentos sobre valores nobres africanos e afro-brasileiros de forma interativa, conectando educação, ancestralidade e ludicidade; além disso, contribuir com a execução da antes Lei 10.639/2003, agora, a lei que alterou a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) e também incluiu o dia 20 de novembro, o Dia da Consciência Negra, no calendário escola que torna obrigatório o ensino da história e cultura africana e afro-brasileira nas escolas.

Segundo a autora “Ele nasce do propósito de fortalecer a memória, o corpo e a mente através do brincar, reafirmando a continuidade da voz e dos valores civilizatórios africanos na diáspora; resgata a sabedoria ancestral, promove o conhecimento sobre valores como respeito, solidariedade, equilíbrio, generosidade e sabedoria coletiva. Em uma era marcada pela hiperconexão digital e pela perda da memória cultural, o jogo propõe uma pausa reflexiva: um espaço de reencontro com a ancestralidade, de exercício cognitivo e emocional, de escuta e partilha”; completa.

O QUE SÃO ADINKRAS 

De acordo com Sara Negritri, os Adinkra dizem respeito à humanidade são um antigo sistema africano de escrita, são símbolos visuais, originários do povo Akan, de Gana (África Ocidental), que representam conceitos filosóficos, morais, espirituais e sociais. Cada símbolo expressa um provérbio, um ensinamento ou um valor para a vida. “Eles são usados há séculos em tecidos, peças da realeza e construções, servindo como uma linguagem gráfica de sabedoria, memória e identidade”; explica.

EM QUE CONSISTE O JOGO 

O jogo “Adinkra-Tri: Jogo da Memória dos Ancestrais” é composto por 52 cartas ilustradas com símbolos Adinkra, acompanhadas de seus significados e pronúncias originais de Gana, trazidos em um QR nas cartas. Para jogar é necessário formar pares de símbolos iguais, aprender suas pronúncias, seus significados e formas práticas da vida. Quem acertar dois pares seguidos torna-se “o sábio da vez”; quem doa sua jogada ganha pontos extras por demonstrar cooperação e autocontrole.

O jogo se estrutura em torno do desafio de recuperar a memória dos anciãos, encontrando pares de símbolos e compartilhando seus ensinamentos. Cada rodada é um exercício de aprendizado, reflexão e diversão. Durante a partida, os jogadores desenvolvem memória, atenção e habilidades cognitivas, ao mesmo tempo em que internalizam valores civilizatórios. As partidas podem ser adaptadas para diferentes faixas etárias e contextos — escolar, comunitário ou familiar.

Site –  A mestranda destaca que o jogo “Adinkra-Tri: Jogo da Memória dos Ancestrais” vai contribuir para combater os estereótipos sobre a cultura africana que ainda existem na educação brasileira. Haverá um site para que as pessoas escutem a pronúncia na voz de um Ganense e aprendam a pronunciar os nomes dos Adinkras da forma que é proferido em Gana. “O áudio pode ser acessado pelo QR Code das cartas” completa.

BENEFÍCIOS DO JOGO

O jogo proporciona benefícios físicos; emocionais; mentais e cognitivos aos participantes. Na parte física ele estimula coordenação motora fina e percepção visual; desenvolve atenção, agilidade e foco; favorece o relaxamento e o equilíbrio entre corpo e mente.

Na área mental e cognitiva o jogo fortalece a memória de curto e longo prazo; estimula o raciocínio, a concentração e a resolução de desafios; promove o aprendizado de línguas e símbolos africanos. Além disso incentiva o pensamento simbólico e o reconhecimento de significados.

Na área emocional ele resgata o senso de pertencimento e identidade afrodescendente; estimula o respeito mútuo, a empatia e a cooperação; favorece a conexão com a ancestralidade e com os valores comunitários africanos; e desenvolve o equilíbrio interior e o sentimento de dignidade e orgulho das origens. “O jogo também contribuir para acabar com a desconexão com a ancestralidade e os saberes tradicionais em tempos digitais; o déficit de memória e atenção causado pelo excesso de estímulos tecnológicos; a baixa valorização das culturas afro-brasileiras e africanas na educação formal; e a competitividade excessiva em detrimento da cooperação”; assegura a mestranda.

INDICAÇÃO 

O Jogo “Adinkra-Tri: Jogo da Memória dos Ancestrais” é indicado para crianças, jovens e adultos, em especial; crianças a partir de 7 anos, em contextos escolares; estudantes e professores de artes, história, cultura afro-brasileira e afins; participantes de oficinas culturais, eventos comunitários e grupos tradicionais; famílias e educadores que valorizam a ancestralidade africana e a educação não racista; uma vez que desperta interesse em quem busca conhecer, celebrar e transmitir a sabedoria africana de forma leve, bela e significativa.

“O Jogo “Adinkra-Tri: Jogo da Memória dos Ancestrais” é mais do que um jogo, é um instrumento de reeducação cultural, cognitiva e ancestral, que resgata memórias apagadas e celebra a sabedoria da humanidade através dos povos africanos. É um convite para que cada jogador — criança, jovem ou adulto — se reconheça como parte de uma história viva, plural e sagrada”; explica a mestranda.

Engajada no mestrado na UFMG, Sara Negritri também é compositora, cineasta, produtora, pesquisadora das relações raciais e desenvolvedora de jogos pedagógicos. Uma trajetória marcada pela criação de obras que integram arte, ancestralidade, memória e educação. Sua atuação também abrange projetos sociais e culturais voltados à valorização das tradições africanas e afro-brasileiras, à promoção da equidade racial e à formação de público consciente e colaborativo, como o evento “Diálogos sobre a Saúde Mental da População Negra”, “Samba além da música” e o “Julho das Pretas”.

RELANÇAMENTO DO LIVRO 

Além do lançamento do jogo, na mesma data, haverá o relançamento do livro, mesma autora Sara Negritri e Tadeu Kaçula “Samba e Pandemia: 2021- O Ano em que o Samba parou”. Na obra; Sara registra e exalta o saber dos mestres e mestras da cultura popular, defendendo o lugar das manifestações afro-brasileiras como patrimônios vivos de resistência e sabedoria coletiva

FORMA DE JOGAR O ADINKRA- TRI EM DETALHES

Contexto

Todos os dias, a sabedoria se apresenta em forma de nós — desafios, escolhas e aprendizados. Apenas quem observa com atenção e escuta com o coração é capaz de desatar o nó da sabedoria.

Há um antigo provérbio africano que diz:

“Quando um idoso morre, uma biblioteca é queimada”

Isso significa que, com a partida de um ancião ou anciã, vai embora também uma imensa riqueza de saberes, histórias e experiências. Ele leva consigo todo o conhecimento que acumulou em vida — histórias, conselhos e lições que sustentam uma comunidade.

Neste jogo, um casal de sábios acaba de morrer. Eles guardavam ensinamentos secretos e valiosos sobre como viver bem e ajudar seu povo a viver melhor.

Agora, cabe a você e aos outros jogadores recuperar essa memória e, assim, se tornar um novo sábio capaz de desatar o nó da sabedoria.

Missão do jogo

A missão é simples, mas profunda

Recuperar a memória dos anciãos, encontrando os pares de símbolos Adinkra e relembrando seus significados

Assim, cada jogador se aproxima da sabedoria ancestral, aprendendo valores como cooperação, respeito, empatia e equilíbrio.

Regras do Jogo (Versão Tradicional)

1. Preparação:

Idealmente jogado por 3 ou mais pessoas

As cartas são embaralhadas e dispostas viradas para baixo em fileiras organizadas.

2. Rodadas

Cada jogador, em sua vez, vira duas cartas

Se formar um par, permanece com ele e joga novamente

O “Sábio da Vez

Quem acertar dois pares seguidos torna-se o Sábio da Vez, podendo jogar de novo ou doar sua vez — ganhando pontos extras se escolher a generosidade.

4. Desafio da Sabedoria

O Sábio pode desafiar outro jogador pedindo o nome, o significado ou um exemplo de aplicação do símbolo.

A cada acerto ou erro, os jogadores ganham, perdem ou trocam cartas

Se ambos souberem, o jogo “sobe de nível”, exigindo respostas mais complexas

 Coringas Adinkra

O jogo possui quatro cartas especiais com poderes simbólicos.

Sankofa: resgata um jogador eliminado.

Nyansapow: propõe duelos de sabedoria.

Nea Onnim no Sua a, Ohu: recompensa quem ensina o outro.

Owuo Atwedie Baako Nfo: encerra ou reinicia o jogo, simbolizando os ciclos da vida.

6. Vitória

Ganha quem somar mais pontos, mas o verdadeiro prêmio é o aprendizado coletivo.

O vencedor é aquele que demonstra sabedoria, calma, cooperação e respeito.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário

Seja o primeiro a comentar!

Damos valor à sua privacidade

Nós e os nossos parceiros armazenamos ou acedemos a informações dos dispositivos, tais como cookies, e processamos dados pessoais, tais como identificadores exclusivos e informações padrão enviadas pelos dispositivos, para as finalidades descritas abaixo. Poderá clicar para consentir o processamento por nossa parte e pela parte dos nossos parceiros para tais finalidades. Em alternativa, poderá clicar para recusar o consentimento, ou aceder a informações mais pormenorizadas e alterar as suas preferências antes de dar consentimento. As suas preferências serão aplicadas apenas a este website.

Cookies estritamente necessários

Estes cookies são necessários para que o website funcione e não podem ser desligados nos nossos sistemas. Normalmente, eles só são configurados em resposta a ações levadas a cabo por si e que correspondem a uma solicitação de serviços, tais como definir as suas preferências de privacidade, iniciar sessão ou preencher formulários. Pode configurar o seu navegador para bloquear ou alertá-lo(a) sobre esses cookies, mas algumas partes do website não funcionarão. Estes cookies não armazenam qualquer informação pessoal identificável.

Cookies de desempenho

Estes cookies permitem-nos contar visitas e fontes de tráfego, para que possamos medir e melhorar o desempenho do nosso website. Eles ajudam-nos a saber quais são as páginas mais e menos populares e a ver como os visitantes se movimentam pelo website. Todas as informações recolhidas por estes cookies são agregadas e, por conseguinte, anónimas. Se não permitir estes cookies, não saberemos quando visitou o nosso site.

Cookies de funcionalidade

Estes cookies permitem que o site forneça uma funcionalidade e personalização melhoradas. Podem ser estabelecidos por nós ou por fornecedores externos cujos serviços adicionámos às nossas páginas. Se não permitir estes cookies algumas destas funcionalidades, ou mesmo todas, podem não atuar corretamente.

Cookies de publicidade

Estes cookies podem ser estabelecidos através do nosso site pelos nossos parceiros de publicidade. Podem ser usados por essas empresas para construir um perfil sobre os seus interesses e mostrar-lhe anúncios relevantes em outros websites. Eles não armazenam diretamente informações pessoais, mas são baseados na identificação exclusiva do seu navegador e dispositivo de internet. Se não permitir estes cookies, terá menos publicidade direcionada.

Visite as nossas páginas de Políticas de privacidade e Termos e condições.

Importante: Este site faz uso de cookies que podem conter informações de rastreamento sobre os visitantes.