Por Michele Nunes
O desejo de conhecer o exterior é cada vez mais crescente entre os brasileiros. Uma pesquisa do Jornal O Globo apontou um aumento de 71% no último ano na procura de brasileiros por destinos internacionais. Enquanto isso uma pesquisa da British Council mostra que apenas 5% da população brasileira tem conhecimento na língua inglesa, e ainda, apenas 1% é fluente no idioma.
Com base nesses dados resolvemos trazer para você, que tem vontade de conhecer o exterior, mas não tem conhecimento amplo da língua inglesa, que é universal, dicas de como se comunicar no exterior, sem ter o inglês.
O idioma embora importante, não pode ser uma barreira para conhecer o mundo, existem alguns macetes que podem te ajudar com isso.
TREINE O QUE VOCÊ JÁ SABE – Alguma palavra do inglês você já sabe, temos certeza! Até porque com a globalização, a língua portuguesa sofreu grande influência de palavras em inglês. Então treine o que você já sabe! Assista filmes, séries, escute música, formule frases em voz alta com aquilo que você já sabe. Isso te fará perder a vergonha de falar e ainda vai ajudar a treinar os ouvidos, facilitando quando chegar a hora de colocar em prática.
MEMORIZE EXPRESSÕES BÁSICAS – Tente memorizar expressões que você usará em aeroportos, avião ou ônibus, ou mesmo nas ruas. Pegue as expressões mais usadas pelos viajantes ou aquilo que você acha que pode ser importante, existe na internet diversos guias de viagem que indicam quais são essas expressões. Decorar elas já ajuda a ganhar alguma confiança ao sair do país.
ABUSE DOS APPS – Duolingo, Babbel, Língua.ly, entre tantos outros que existem disponíveis para treinar o inglês. Eles ajudam sim! Recomendamos também antes de viajar baixar um tradutor off line também. Ele salva bastante em momentos de emergência.
SEJA SEM VERGONHA – Seja cara de pau! Não tenha medo de errar. Lembre-se que você está num lugar que ninguém te conhece, então não precisa ficar fazendo pose para ninguém. Uma tática que ajuda muito é: se você já tem um conhecimento básico do inglês, formule mentalmente a primeira frase que você precisa falar antes de chegar na pessoa que você formará o diálogo. Isso passa uma boa primeira impressão. Mas não precisa fingir que sabe o idioma, mande a real: Sorry, I don’t speak English very well (Desculpe, eu não falo inglês muito bem). Isso já alerta a pessoa de que precisa ter paciência com você.
ANOTE FRASES E EXPRESSÕES: Faça uma colinha. Anote frases importantes em inglês, assim, caso na hora as outras táticas não funcionem, você tem tudo escrito. Pode ler ou mostrar para a pessoa que está te passando as informações.
USE OUTRAS FORMAS DE COMUNICAÇÃO: Falar não é a única forma de se comunicar. Use mímica, gestos, calculadora, bilhete, tudo vale na hora de viabilizar a comunicação. Só não vale ficar sem viajar por medo do idioma de destino!
Michele Nunes
Pós Graduanda em Turismo / Influencer de viagens / Palestrante / CEO da Agência de Turismo Na Estrada Tur / 25 países viajados
@naestradatur @michelenaestrada
Fotos: Freepick
Deixe um comentário