Dezembro acabou, mas o verão está só começando.
Teremos pelos próximos três meses uma das estações mais amadas e esperadas por todos. Ótima para férias, viagens, curtição e também para se cuidar – exercícios ao ar livre, consumo de frutas e saladas, bebidas geladas e refrescantes.
Agora me diga, quando o assunto é seu corpo, você é a pessoa #teamprojetoverão ou #teamprojetosaúde?
Se sua meta é sempre se cuidar para estar bem no próximo verão, entenda, você usa de intensidade: muito esforço em pouco tempo – dieta, exercícios, procedimentos estéticos (às vezes até se arriscando em “dietas malucas”, treinos extenuantes, busca pela ‘estética do milagre’), para estar com tudo em cima durante o verão.
Porém, se sua meta é ter saúde pelo resto da vida, você entende que não há nada superior à constância: e que mesmo pequenos esforços, durante o ano todo, te trarão resultados desejáveis, sucesso e saúde, se repetidos constantemente.
O verão chegou e, se junto com ele, chega também a sua maratona contra o tempo para perder quilos indesejáveis, é essencial que, associado a um bom programa de exercícios físicos semanais, haja o planejamento de hábitos alimentares saudáveis, que promovam déficit calórico e que acima de tudo, sejam sustentáveis por toda a vida.
Acima de qualquer cobrança e padrão estético socialmente imposto, foque na sua individualidade e saúde!
Muitas pessoas se sentem pressionadas a atender expectativas relacionadas ao “corpo ideal”. Essa pressão pode impactar negativamente na saúde mental, implicando em transtornos de ansiedade, compulsão alimentar, distúrbios de imagem corporal. Evite recorrer a dietas restritivas, exercícios exagerados e demais práticas “milagrosas” e nocivas à saúde. Um programa de perda de peso saudável ou de ganho muscular, envolve o acompanhamento de profissionais de saúde e a adoção de bons hábitos de vida – não apenas em determinada época do ano, mas de forma permanente.
Ao invés de almejar metas irreais em prazos extremamente curtos, busque priorizar o seu bem-estar geral – físico, mental, emocional – e longevidade, com inclusão de práticas sustentáveis (introdução gradual de alimentos nutritivos e prazerosos no dia a dia, identificar o exercício físico que te proporcione prazer e promova saúde), além de respeitar o próprio ritmo e o próprio corpo.
Fundamental além de se alcançar um “corpo ideal” para o verão, é cuidar do corpo e da mente ao longo de todo o ano.
De dezembro a dezembro, ou de janeiro a janeiro, seja #teamprojetosaude!
Feliz 2025!
Te desejo saúde e autocuidado!
Até breve!
Marcela nutri
Marcela Rodrigues Rocha
Nutricionista (CRN9 – 5529), especialista em Gastronomia, Mestre em Ciências dos Alimentos e Doutoranda em Engenharia de Alimentos – USP.
@marceladricha
Fotos: FreePick
Deixe um comentário